Bancários cearenses aderem à campanha em defesa da CAIXA

O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) realizou, na última quarta-feira (18), o lançamento da campanha "Defenda a Caixa Você Também", com o objetivo de conscientizar a sociedade para as ameaças de privatização do governo golpista de Temer e os riscos da abertura do capital da Caixa Econômica Federal.

Bancários cearenses aderem à campanha em defesa da CAIXA

A atividade aconteceu em frente à agência da Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, e contou com o apoio de vários sindicatos, centrais sindicais e entidades da sociedade civil organizada, além de empregados de várias outras unidades que destacaram a importância do banco para os brasileiros e enfocou a luta em defesa da Caixa 100% pública.

Os discursos dos dirigentes sindicais foram unânimes em enfatizar a importância da Caixa para o Brasil, principalmente para a população mais carente já que é o banco que, entre outras coisas, gere o FGTS, o Seguro Desemprego e o Fundo do PIS/PASEP, programas sociais, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pro-Jovem e FIES, entre outras ações importantes para a população. “Estamos aqui para registrar nossa resistência em defesa da Caixa, contra a entrega do patrimônio nacional. Defendemos a Caixa 100% pública”, disse o diretor do Sindicato, Túlio Menezes.

“O debate que tem de ser feito nesse momento ultrapassa as fronteiras da Caixa e avança para dentro dos municípios, para as Câmaras Municipais, pois é necessário esclarecer a população brasileira sobre o que vai acontecer se o banco for privatizado. Isso seria trágico para a sociedade”, disse Marcos Saraiva, diretor do Sindicato e da Fenae. Ele convidou ainda a todos para prestigiar o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, dia 27, às 9h, na Câmara Municipal de Fortaleza, pois a ameaça não é apenas contra a Caixa, mas contra todo o patrimônio público brasileiro.

A atual direção da Caixa eliminou 5.486 postos de trabalho em apenas 12 meses e mais de cem agências foram fechadas em todo o País. Além disso, dia 9/10 surgiu na imprensa a notícia de que Temer iria anunciar a privatização da Caixa no final desse ano. “Chegou o momento de o povo brasileiro dar uma resposta a esse governo golpista e dizer Não à entrega do patrimônio brasileiro. É hora de reagir!”, conclamou o diretor Áureo Júnior. “Esse golpe tem lado e elencou que o ‘inimigo da sociedade’ é o trabalhador e privilegiar somente o empresariado. O momento é de união em defesa do nosso patrimônio”, completou o diretor do Sindicato, José Eduardo Marinho.

O presidente da Apcef/CE, Rochael Almeida, ressaltou que a Caixa está em todos os cantos do país, nas regiões mais afastadas, atendendo as populações mais carentes. “Estão preparando um verdadeiro desmonte em prol da venda da Caixa e nós precisamos mostrar a todos a importância desse banco para a população. Esse compromisso de defender a Caixa é de toda a sociedade. Nós não vamos deixar a Caixa ser privatizada e, um dia, vou dizer com orgulho que participei dessa luta!”, concluiu.