Eliana Gomes: Nilza Mendonça receberá título de cidadã de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza, atendendo a requerimento da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), irá conceder o título de cidadã de Fortaleza à chef e professora de gastronomia Nilza Mendonça. O evento acontecerá nesta terça-feira (17), às 14h, na sede do parlamento municipal.

Nilza Mendonça

Nilza tem trabalho reconhecido nacionalmente e há mais de uma década atua como instrutora de gastronomia do Senac/CE. Natural de Guaraciaba do Norte, a culinarista tem ao longo desse tempo contribuído com a formação de milhares de alunas e alunos.

A sugestão da homenagem partiu de discípulos e ex-discípulos de Tia Nilza, como gostam de chamá-la. O grupo procurou a vereadora Eliana e construiu juntamente com o mandato a proposta de título. Eles afirmam que aos 76 anos a professora preserva a paixão pela gastronomia cearense e pela arte de ensinar.

Obras

A chef também tem se destaca na pesquisa e na publicação de obras literárias. Sendo assim, por meio da peregrinação que fez para descobrir os sabores do estado, montou, divulgou e remontou diversos pratos, que lhe levaram a conquistar mais adeptos e reconhecimento.

Fruto deste trabalho é o livro “Em Busca dos Sabores Perdidos”, editado e publicado em 2015 pela Editora Senac, que traz um mergulho nas riquezas alimentares do Ceará.

Em 2013 ela foi agraciada com o prêmio “Personalidade Gastronômica”, honraria concedida a poucos pela revista Prazeres da Mesa, uma das mais importantes do seguimento em nosso país. No ano seguinte, levou seu trabalho e o apresentou aos mais renomados chefs de cozinha do mundo no Congresso Mesa Tendência, em São Paulo.

Dona Nilza também foi pauta em 2014 das Páginas Azuis do jornal O Povo, espaço de prestígio do jornal mais antigo do Ceará, onde é reconhecida como “a encantadora de paladares”.

Serviço

Sessão Solene de entrega do título de cidadã de Fortaleza a Nilza Mendonça

Terça-feira (17/10), às 14 horas
Local: Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 – Patriolino Ribeiro)