Rumo à 20ª Conferência, PE acelera recadastramento de filiados 

O PCdoB de Pernambuco recadastrou, até o momento, 2.317 filiados no aplicativo do partido, tornando-os aptos a representar a legenda na 20ª Conferência Estadual, que acontecerá nos próximos dias 21 e 22 (sábado e domingo), no Recife. Segundo Alanir Cardoso, presidente estadual do PCdoB, a meta dos comunistas no estado é chegar a três mil recadastramentos, até a conferência. Entre os 26 estados da federação mais o Distrito Federal, Pernambuco ocupa o 6º lugar em número de filiados recadastrados. 

Rumo à 20ª Conferência, PE acelera recadastramento de filiados - Inamara Mélo

“Considerando-se o critério de um para 110, a expectativa é que da 20ª Conferência saia uma delegação de cerca de 30 pessoas, que representarão o estado na plenária final do 14º Congresso. Estamos caminhando nessa direção, pois ainda está em curso o processo de cadastramento no aplicativo”, disse o dirigente.

Além dos/as eleitos/as nas conferências municipais, a conferência de Pernambuco contará com a participação de delegados e delegadas natos/as, aí incluídos os membros da direção cessante, com direito a voz e voto, e de convidados/as, com direito a voz.

Alanir fez também uma avaliação da última reunião da Comissão Política estadual cessante, que aconteceu quinta-feira (12), na sede do CE, no Recife. “Essa reunião revelou a preocupação dos comunistas com o debate mais intenso das teses do 14º Congresso Nacional, que foi se aprofundando nas conferências municipais realizadas até agora e chegará mais além na conferência estadual, seja na avaliação do debate, seja na apreciação dos documentos e no aprofundamento dos temas neles abordados”.

O dirigente comunista ressaltou ainda a grande unidade demonstrada pelos integrantes da Comissão Política nesse último encontro. “Uma reunião madura que revelou a assertividade e o espírito combativo do grupo no sentido de apreender a realidade que estamos vivendo e as dificuldades que estão postas, mas com o desejo e a vontade de buscar a superação, colocar o partido em movimento, realizar uma conferência para cima, visando preparar melhor nossa militância para os desafios dos próximos tempos e levar ao 14º Congresso uma delegação movida pelo espírito de combatividade que o partido vem apresentando”.

Com o lema ‘Em defesa da Nação, da democracia, do desenvolvimento e dos direitos sociais’, a 20ª Conferência Estadual do PCdoB de Pernambuco acontecerá no Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev), localizado no bairro da Guabiraba, Zona Norte da capital.

Recadastramento nos estados

Até o dia 12 de outubro, o PCdoB recadastrou 41.311 filiados em todo o território nacional, sendo: Maranhão (8.514); Bahia (6.390); São Paulo (4.644); Minas Gerais (3.508); Ceará (2.974); Pernambuco (2.317); Rio Grande do Sul (2.042); Amazonas (1.737); Pará (1.481); Rio de Janeiro (1.603); Goiás (926); Paraíba (922); Piauí (828); Paraná (802); Santa Catarina (555); Rio Grande do Norte (544); Acre (312); Distrito Federal (239); Mato Grosso (214); Tocantins (207); Amapá (141); Alagoas (137); Espírito Santo (110); Mato Grosso do Sul (78); Rondônia (35); Sergipe (32) e Roraima (16).

Audicéa Rodrigues, com informações da jornalista Inamara Mélo
Do Recife