Venezuelanos vão às urnas para eleger os 23 governadores do país

A Venezuela iniciou processo eleitoral para escolha de 23 governadores neste domingo (15). Mais de 18 milhões de venezuelanos estão convocados a comparecerem às urnas. Foram habilitados mais de 13 mil centros de votação e as urnas fecharão às 18h do horário local.

Eleições na Venezuela - Telesur

A campanha eleitoral foi encerrada na quinta-feira (12) e foi marcada por protestos da oposição venezuelana contra decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que alterou seção eleitoral de 700 mil votantes alegando questões de segurança nos locais em que a mudança foi realizada. A oposição colocou milhares de fiscais nas ruas para garantir a não existência de fraudes durante as eleições regionais.

Nestas votações os eleitores se pronunciarão sobre 197 candidatos em representação de 72 partidos políticos (21 nacionais e 51 regionais). A oposição venezuelana governa atualmente 3 estados e pretende aumentar este número para 12 estados, o governo chavista aposta em um resultado que fortaleça o apoio ao presidente Nicolás Maduro e à Assembleia Nacional Constituinte (ANC).

As eleições regionais deveriam ter sido realizadas em dezembro de 2016, mas foram adiadas para dezembro deste ano. Em agosto, a ANC anunciou que elas seriam antecipadas para 15 de outubro.
Questionamento

Um grupo de advogados e cidadãos venezuelanos pediu no sábado (14) ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) que suspenda as eleições regionais e anule as "atuações contrárias à Constituição".

O pedido alega que "a mudança da data para a realização de eleições de governadores é uma via de fato, inconstitucional, que afeta a transparência do processo eleitoral", os assinantes do documento consideram "impossível aceitar" que algumas eleições na Venezuela sejam convocadas pela ANC, que é considerada pelos signatários como "um ente inexistente em direito".