Everaldo Augusto é eleito presidente do PCdoB em Salvador

A Conferência Municipal do PCdoB em Salvador, iniciada na sexta-feira (13/10), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, foi encerrada neste sábado (14), com a eleição dos 46 novos membros para o comitê do Partido no município (ver lista de nomes no fim do texto). Com a definição, os novos integrantes elegeram, ainda na ocasião, o bancário e ex-vereador Everaldo Augusto para assumir a presidência do PCdoB-Salvador pelos próximos dois anos.

 

O novo presidente municipal possui uma consolidada e elogiada trajetória no PCdoB, ao longo de 40 anos de militância. Everaldo Augusto foi vereador por dois mandatos e presidiu o Sindicato dos Bancários da Bahia e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) duas vezes. Atualmente, chefia o gabinete da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Ao ser anunciado presidente, Everaldo Augusto elogiou o trabalho da direção que encerra o mandato e destacou a biografia da atual presidenta, Olívia Santana. “Essa mulher está permitindo que o PCdoB dê um salto em Salvador. Ela representa a cidade, o povo negro, a intelectualidade, a cultura. Substitui-la não é fácil, mas vamos fazer de tudo para estar à altura desse desafio”, garantiu.

Everaldo também falou dos desafios eleitorais do Partido e explicou que pretende manter a ousadia e a coragem empenhadas pelo PCdoB nas eleições municipais de 2016, em que uma candidatura comunista foi lançada e o nome de Alice Portugal potencializado na disputa pela prefeitura de Salvador. “A principal tarefa do comitê é preparar o PCdoB para 2020. Assumimos um protagonismo e não queremos voltar atrás!”

Paridade e renovação

A vereadora Aladilce Souza estará à frente da vice-presidência e os outros cargos de direção ainda serão definidos em próximas reuniões do comitê eleito. Segundo a Secretaria Municipal de Organização, a conferência de Salvador mobilizou 1.829 filiados e filiadas, entre 45 organismos de base, 13 comitês intermediários e seis coletivos com atuação na cidade.

“Essa foi a maior conferência da história do nosso partido em Salvador. Tanto em quantidade quanto em qualidade”, celebrou Jurandir Silva, secretário municipal de Organização. O resultado da votação também chamou atenção pelos significativos índices de renovação dos membros e de participação feminina. Dos 46 nomes escolhidos para o novo comitê municipal, 19 (41%) são de novos quadros e 21 (46%) são mulheres.

Com o índice que se aproxima dos 50% de participação feminina, fato inédito entre os partidos com atuação na Bahia, a nova composição do Comitê Municipal do PCdoB garante o caminho de se aproximar da paridade de gênero. Jurandir ainda destacou que os percentuais são reais, correspondentes com a verdadeira atuação partidária das mulheres que possuem expressão política e capacidade de assumir tarefas partidárias.

Na abertura da conferência, na sexta-feira (13), Olívia Santana, que já foi secretária de Mulheres do governo do Estado, afirmou que, no PCdoB, “o empoderamento feminino é real”, e usou o seu próprio exemplo para ilustrar as oportunidades que as mulheres encontram no Partido.

A Conferência Municipal em Salvador é preparatória para a Conferência Estadual, marcada para o próximo final de semana (dias 21 e 22), e para o 14º Congresso Nacional, que acontece em novembro, em Brasília.

Novo Comitê Municipal do PCdoB-Salvador:

Adson Souza

Agnaldo Batista

Ailton Botelho Plínio

Alan Valadares

Alda Valéria

Alfredo Santiago

Ângela Guimarães

Antônio Raimundo de Azevedo Dantas

Beatriz Matos

Carlos Silva de Jesus

Clarice dos Santos

Deoclides Cardoso

Edna Maria Santos

Elvia Magalhães

Elza Melo

Emanoel Souza

Everaldo Augusto

Geraldo Galindo

Helio Ferreira

Hilário Leal

Ilka Bichara

Isis Macagnan

Ivanilda Brito

Ivete Leão dos Santos

Jamile das Silva Santos

Jerônimo Júnior

José Lourenço Dias (Dias)

José Ricardo Moreno

Jurandir Silva

Kilson Melo

Livia Ferreira da Silva

Marcelo Brito (Gavião)

Maria Aladilce Souza

Maria de Lourdes Nascimento (Lurdinha)

Maria Olívia Santana

Marleide Moreira Nogueira

Natália Gonçalves

Onã Rudá Cavalcanti

Reginaldo de Oliveira

Renato Dórea

Renato Jorge Pinto

Rubiraci Almeida (Cherry)

Sirlene Assis

Tereza Cristina da Silva Bandeira

Weslen Moreira