Estados Unidos anunciam saída da Unesco no final do ano

Na origem da decisão estão velhas críticas norte-americanas contra uma alegada tendência anti-Israel na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Irina Bokova, directora da UNESCO durante dois mandatos - Foto: Philippe Wojazer/Reuters

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (12) que vão sair da Unesco no final do ano. "Esta decisão não foi tomada de ânimo leve", disse o Departamento de Estado norte-americano em comunicado, considerando necessária uma "reforma na organização" – o comunicado repete as velhas críticas norte-americanas contra um alegado "enviesamento anti-Israel" na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Em resposta, a diretora-geral da Unesco, a búlgara Irina Bokova, lamentou a saída dos EUA: "Depois de receber uma notificação oficial do secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, enquanto diretora-geral da Unesco pretendo expressar o meu profundo lamento em relação a esta decisão."

O Departamento de Estado norte-americano disse que a decisão "reflete as preocupações dos Estados Unidos com as crescentes dívidas da Unesco, a necessidade de uma reforma fundamental na organização e o contínuo enviesamento anti-Israel". Ainda assim, os EUA dizem que pretendem "manter-se envolvidos" com a organização enquanto Estado observador, para "contribuir com visões, perspectivas e experiência norte-americanas".

Em julho passado, a Unesco incluiu a cidade velha de Hebron, na Cisjordânia, na lista de patrimônio mundial e ao mesmo tempo, pô-la na lista do patrimônio em risco – uma decisão que enfureceu Israel e contou com a oposição dos Estados Unidos. Em Hebron fica um local de grande interesse patrimonial e religioso, a que os muçulmanos chamam Mesquita Ibrahimi e os judeus designam como Túmulo dos Patriarcas.

Na Cidade Velha de Hebron vivem umas centenas de colonos israelenses, rodeados por uma forte protecção militar do exército do Estado hebraico, no meio de mais de 200 mil palestinos.

Hebron não foi o primeiro sítio palestino reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade: antes, já tinham sido incluídas na lista a Igreja da Natividade e a Rota da Peregrinação (2012) e a paisagem cultural de Battir, Jerusalém Sul (2014).

História conturbada

Esta decisão ocorre numa altura em que a Unesco escolhe a sua próxima liderança, numa lista com sete candidatos, vários dos quais árabes e muçulmanos – um fator que poderá ter pesado na tomada de decisão norte-americana, já que o argumento é a tendência "anti-Israel" deste organismo da ONU.

A búlgara Irina Bokova abandonará o cargo ao final de dois mandatos, mas a sua direção foi marcada por alguma polêmica e acusações de politização do organismo, com um boicote anterior dos EUA. O reconhecimento da Palestina como Estado-membro, em 2011, fez com que Israel e os EUA, que já foi o maior financiador da Unesco, tivessem cortado o seu financiamento a esta agência da ONU.

A saída dos Estados Unidos da Unesco não é uma surpresa quando se olha para o passado entre o país e a organização, até porque acontece numa época – a da Administração Trump – em que Washington tem adotado como política a confrontação com acordos e organizações internacionais.

Apesar de terem ajudado a criar a Unesco, após o fim da II Guerra Mundial, os EUA criticaram sempre a suposta tendência da organização para favorecer os países do Leste europeu (durante a Guerra Fria) e as decisões anti-Israel.

Em 1984, o então Presidente Ronald Reagan decidiu retirar os Estados Unidos da Unesco, argumentando com suspeitas de corrupção e favorecimento de países do bloco soviético. O regresso à organização só aconteceria 18 anos mais tarde, em 2002, já na presidência de George W. Bush – o Presidente norte-americano disse então que a liderança da organização tinha conseguido afastar a influência anti-Ocidente e anti-Israel.

Mas a guerra voltou há seis anos, quando a Unesco aceitou a Palestina como país-membro, e intensificou-se nos tempos mais recentes por causa de algumas decisões que os Estados Unidos consideram ser anti-Israel.

Os Estados Unidos cortaram o financiamento à Unesco em 2011, depois da entrada da Palestina na organização, mas as verbas que deixaram de ser atribuídas por Washington têm feito aumentar ainda mais as dívidas norte-americanas – para além do protesto contra as decisões supostamente anti-Israel, a Administração Trump aproveita também para estancar um pouco o avolumar dessas dívidas.