Conferência Municipal: Eliana destaca participação de Luciana Santos

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizará no próximo sábado (14), às 11h, na sede da ADUFC Sindicato, a 18ª Conferência Municipal de Fortaleza, com a presença da presidenta nacional da organização política, a deputada federal Luciana Santos.

Eliana Gomes

Conforme a vereadora Eliana Gomes, vice-presidente do partido na Capital, o evento é preparatório para a 23ª Conferência Estadual do PCdoB-CE, que acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro, também na capital cearense. As atividades fazem parte do processo e coroarão os debates e a organização do 14º Congresso Nacional do PCdoB.

A atividade municipal irá debater as teses dos fóruns que discutirão a organização do partido, além de propor alterações no estatuto da agremiação política. Fará ainda o balanço das atividades, trabalhos e ações da direção municipal.

As teses ao Congresso Nacional a serem discutidas tem quatro eixos. O primeiro deles trata da conjuntura internacional e abordará os conflitos e tensões no mundo, a ofensiva imperialista e a luta dos povos. O segundo eixo do 14º Congresso do PCdoB trata da conjuntura nacional e faz um balanço dos governos Lula e Dilma, avaliando o desempenho do partido ao participar desses governos. O terceiro eixo, também sobre a conjuntura nacional, abordará o ilegítimo governo de Michel Temer, contrário aos interesses do Brasil e do povo. Neste eixo os comunistas debaterão a orientação tática do partido para enfrentar o governo ilegítimo, derrotar as reformas regressivas e restabelecer a normalidade democrática. Por fim, o quarto eixo a ser debatido diz respeito ao próprio PCdoB e sua atuação. O objetivo é fortalecer o partido e elevar seu papel na resistência ao governo golpista e às reformas antinacionais e antipopulares.

O PCdoB utilizará os mais variados meios para divulgar e promover o debate sobre as ideias que está apresentando. “Vamos fazer um congresso à altura dos desafios que o Brasil requer, com unidade e combatividade”, afirmou Luciana Santos, em vídeo de divulgação do evento e convidada do encontro de Fortaleza. Na sua opinião, “são poucos os partidos que conseguem fazer um debate franco e unitário como este. No atual cenário político brasileiro, o partido que possui condições de realizar este processo, debate de opiniões e unidade é o PCdoB”.