Formação de Frente Ampla permeia debates na 15ª Conferência do Recife 

O Comitê do PCdoB do Recife reuniu um número expressivo de filiados, militantes e convidados do partido, durante a 15ª Conferência Municipal, realizada sábado (7), dentro do calendário de conferências municipais preparatórias à 20ª Conferência Estadual do PCdoB Pernambuco, que acontece nos próximos dias 20 e 21 de outubro. O destaque ficou para a presença maciça de lideranças de bases de bairros, fruto dos esforços da direção executiva e da Comissão municipal de Organização. 

Formação de Frente Ampla permeia debates na 15ª Conferência do Recife - Audicéa Rodrigues/PCdoB

O encontro contou ainda com a participação dos principais dirigentes da legenda no estado, como Alanir Cardoso, presidente estadual; Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional; Renildo Calheiros, ex-prefeito de Olinda e dirigente estadual e nacional; José Bertotti e Antonieta Trindade, presidente e vice-presidente da direção cessante do Comitê Recife, respectivamente; vereador do Recife Almir Fernando; Cida Pedrosa e Maria Auxiliadora, dirigentes estaduais, bem como da deputada federal e presidenta nacional do partido, Luciana Santos (foto abaixo).

A grave situação política e institucional que o país atravessa deu a tônica dos discursos e intervenções dos camaradas presentes. Em suas falas dirigentes e militantes foram unânimes em apontar a formação de uma frente ampla, proposta pelo partido, como saída para o enfrentamento e a superação da crise, de forma a garantir a preservação da democracia e do patrimônio material do povo brasileiro, que vem sendo continuamente dilapidado por aqueles que tomaram de assalto o governo do Brasil.

Primeiro a falar, Luciano Siqueira discorreu sobre o processo de desmonte de direitos sociais e dos trabalhadores, bem como do patrimônio público do país, que não tem poupado, praticamente, nenhum setor estratégico brasileiro, citando como exemplo a tentativa de desnacionalização de nossa matriz energética, como a venda da Cemig a estatais chinesas, italianas e francesas, e as ameaças da concretização de negociatas envolvendo bancos públicos, como o BNDES, e empresas-símbolos do desenvolvimento nacional como a Petrobras e a Eletrobras.

Sobre as saídas para a crise, Luciano disse que é preciso ver qual é o caminho. “Por isso, o nosso partido, nesse 14º Congresso Nacional reúne sua militância em todo o país para debater suas teses, cujo centro é a Frente Ampla para superar a crise. Frente ampla quer dizer juntar forças, juntar partidos, indivíduos de prestígio, igrejas, conselhos de moradores, movimentos sociais e todos que estiverem a fim de resistir, para desaguar no leito do mesmo rio, e nós reunirmos forças suficientes para, quem sabe, em outubro de 2018, tentar eleger uma presidenta ou um presidente da República, fazer deputados federais e senadores comprometidos com o nosso lado, e, se tivermos força, interromper o que estão fazendo e percorrer outro caminho para um novo Brasil. Mas, isso não é uma tarefa fácil”, disse.

Para o presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso (foto acima), “diante da atual quadra, o debate que propomos, as avaliações que o partido realiza, é para tirar consequências dela. Nós estamos falando, defendendo, que o caminho da resistência neste momento passa pela construção de uma frente única. E por que uma frente única? É o caminho no qual nós enxergamos a possibilidade de acumular forças para que possamos passar a uma nova ofensiva. Nós fomos duramente golpeados e para superar o desmonte que o Brasil vive nós temos de voltar de novo à presidência da República para retomar um projeto e fazer as correções dos erros cometidos”.

Alanir tratou também do atual quadro político de Pernambuco e das trativas ainda incipientes para a formação de chapa comunista para disputar vagas na Assembleia Legislativa do estado em 2018.

Nova direção eleita

Além dos debates, a 15ª Conferência do PCdoB do Recife elegeu os 35 membros do Pleno do Comitê Municipal que conduzirá os rumos do partido na capital no biênio 2017-2019. Segundo a direção partidária, a eleição de secretários ocorrerá durante a primeira reunião do novo colegiado prevista para ocorrer no final de novembro próximo.

Foram eleitos: Alessandro Costa Freitas; Alessandro Medeiros; Alex Beltrão; Almir Fernando; Augusto Semente; Cesar Pereira; Daniel Max; Danielle Laleska; Diandra Campos; Diego Santos; Ednei Nazário; Fernanda Costa Lima; George Braga; Glauce Medeiros; Inamara Mélo; Ingrid Ivonoska; João Alberto Faria (Beto); José Antônio Bertotti; José Audísio Costa; José Guilherme Machado; José Luis Simões; Judas Tadeu de Lira; Luciano Siqueira; Luís Henrique Lira; Maria Antonieta Trindade; Maria Aparecida Pedrosa (Cida); Maria Auxiliadora; Myrelle Câmara; Rafael Cacau; Silano Barros; Silvana Silva; Thauan Fernandes; Yasmin Melo; Zanzul Alexandre e Zélito Passavante.

Audicéa Rodrigues
Do Recife