Obras de Sérvulo Esmeraldo no Acervo de Obras Públicas de Fortaleza

“E a luz de Fortaleza me deslumbrou. Eu disse a Milton Dias, ‘isto é a Grécia sem esculturas’. Durante anos brincamos com essa frase. Enfim, tudo isto é para dizer que durante anos maturei a ideia de que Fortaleza poderia, com certeza, acolher um museu de esculturas” (Sérvulo Esmeraldo em A Linha e a Luz – 2014)

Esculturas de Sérvulo Esmeraldo no Acervo de Obras Públicas de Fortaleza

O Instituto Sérvulo Esmeraldo trabalha atualmente na recuperação do patrimônio
artístico legado por Sérvulo Esmeraldo à paisagem urbana de Fortaleza. Quatro importantes obras do escultor cearense voltarão a ocupar o espaço da cidade, em um projeto apoiado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). O projeto “Reconstrução, Restauro, Conservação e Sinalização de 04 (Quatro) Obras Públicas do Artista Plástico Sérvulo Esmeraldo", em execução desde o início de 2017, já reconstruiu e instalou em seus locais de origem 02 (duas) das obras em questão.

A capital cearense retoma o convívio com esculturas que já fazem parte do seu imaginário. Há cerca de três meses ela voltou a girar na Praia de Iracema, antecedendo os bons ventos da recuperação da boa vista da Ponte dos Ingleses: La FemmeBateau, a escultura-biruta de Sérvulo Esmeraldo, instalada em 1994, em longarinas da ponta descoberta da Ponte, e que por força das águas e dos ventos havia desaparecido, vitimada por dois naufrágios, ressurgiu alí nova e linda, totalmente reconstruída, e brevemente ganhará placa de identificação e iluminação noturna.

Uma equipe potente toca o projeto, que assinala o início de um trabalho firmado no objetivo de salvaguardar a obra monumental e pública do artista plástico Sérvulo Esmeraldo (Crato, CE 1929 – Fortaleza, CE 2017). Outra obra também já reconstruída e instalada no devido lugar é a escultura datada de 1983, Infinito (homenagem a Brancusi). Doada pelo Banco do Nordeste do Brasil, na gestão do Dr. Camilo Calazans Neto à nova praça do Centro da cidade que também, por doação do BNB recebeu a Fonte dos Cavalinhos, como esta é conhecida. Visando dar mais destaque à coluna em aço pintado de azul, de 06 (seis) metros de altura, está previsto um novo paisagismo no seu entorno, que também ganhará placa sinalizadora e iluminação adequada. A reinauguração das duas obras está prevista para os próximos dias.

Ainda no Centro, outra obra do Mestre do Crato está sendo trabalhada para marcar definitivamente o seu lugar na paisagem. Resultado de um concurso público promovido pelo Governo do Estado do Ceará, em 2001, a escultura-fonte, intitulada Ballet Gráfico localizada na Praça Pedro II, ou Praça da Sé, como é mais conhecida, vai dançar enfim sob o impulso das águas lançadas pelas aletas solidárias do trio de Cones, que para maior surpresa e encantamento giram em sentidos contrários. Este belo conjunto escultórico projetado e testado pelo artista em mais de um ano de trabalho, foi inaugurado em 2003, período que funcionou como fonte por pouco mais de um mês, e nunca mais. O projeto “Reconstrução, Restauro, Conservação e Sinalização de 04 (Quatro) Obras Públicas do Artista Plástico Sérvulo Esmeraldo"; reabilitará a escultura-fonte com o seu espelho d’água, dará novo tratamento paisagístico ao entorno, iluminará e sinalizará esta obra tão querida pelo autor e pouco fruída pela população, até então.

Até dezembro, esta e outra boa surpresa serão entregues à cidade. Quem recordar de uma escultura de discos multicoloridos, que mais parecia um brinquedo no cruzamento das avenidas Santos Dumont com Barão de Studart, ficará feliz com este retorno. A obra Pulsação, datada de 1980, instalada na frente do então Armazém do Sul, na Aldeota, marco extraordinário da presença de Sérvulo Esmeraldo em Fortaleza, está sendo reconstruída. E será destinada a um Parque ou Praça que a acolha com o compromisso de preservá-la, garantindo o seu funcionamento pleno e a sua integridade. Com 05 (cinco) metros de altura, e movida por motor de baixa rotação, Pulsação foi um sinal importante de uma nova dinâmica que tomaria conta da cidade, e que resultou num conjunto importante de esculturas do autor no Ceará. Desaparecida desde o sinistro sofrido pelo antigo magazine, Pulsação voltará a nos encantar brevemente.

A reconstrução dessas esculturas criadas por Sérvulo Esmeraldo, que faleceu em fevereiro de 2017, foi possível “graças ao profissionalismo e determinação do artista, da preservação de seus arquivos com projetos, estudos, maquetes e fotografias, tudo muito bem detalhado, com endereços inclusive dos fornecedores”, revela a curadora e gestora do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães. A execução dos projetos teve início nos primeiros dias de 2017, na Metalúrgica Santa Luzia, onde Esmeraldo realizava suas esculturas nos últimos anos, sendo o mestre Ari Josino o responsável por esta parte. O projeto prevê ainda Iluminação, a cargo de Mario Yoshi; Sinalização – desenvolvida por Paulo Barbosa; e o paisagismo, de Ricardo Marinho. Todo processo do trabalho é documentado pelo fotógrafo Gentil Barreira.

A curadora Dodora Guimarães destaca a importância e a abrangência do projeto para a valorização do patrimônio cultural da cidade. Para a curadora, “esse é o primeiro passo de um trabalho que pretende restaurar todas as obras deixadas por Sérvulo Esmeraldo, embaladas pelo sonho de tornar Fortaleza um museu a céu aberto”, exalta, prevendo já uma série de novas parcerias e envolvimentos para esse presente público de artisticidade.

Sobre o Instituto Sérvulo Esmeraldo (ISE):
Fundado em 2013 como uma instituição cultural sem fins lucrativos, cujos objetivos são preservar, restaurar e divulgar a obra e o pensamento do artista, o ISE estenderá suas ações para a dinamização da Arte e da Cultura contemporânea no Ceará.

Sobre as obras contempladas pelo projeto:

1. La FemmeBateau, 1994 – escultura cinética em fibra de vidro – 1,50 x 5,50m.
Reconstruída em aço inox, pintado, nas mesmas dimensões. Ponte dos Ingleses, Praia
de Iracema, Fortaleza-CE;
2. Infinito (Hommage a Brancusi), 1983 – escultura em aço pintado – 6,00 x 0,50 x
0,40m. Praça General Murilo Borges, Centro, Fortaleza-CE;
3. Pulsação, 1980 – Escultura com 5,000 m de altura, em aço policromado, e motor de
baixa rotação. A ser instalada em área pública;
4. Ballet Gráfico, 2002 – escultura-fonte, composta de 03 cones em aço inox, medindo
o maior 4,00 m de altura, motor. Praça Pedro II (Praça da Sé), Fortaleza – CE.