Santos/SP realiza Conferência Municipal no dia 30/09

Em defesa da Nação, da Democracia, do Desenvolvimento e dos Direitos Sociais, o PCdoB de Santos realiza no dia 30/09 sua Conferência Municipal, a partir das 14h, na sede do Sintrasaúde (Avenida Ana Costa, 70), ao lado da Igreja Coração de Maria. Na abertura, um ato político reunirá Orlando Silva, Carina Vitral e outras figuras da política de Santos, como a vereadora Telma de Souza.

santos

"A conferência é a consolidação de um rico e amplo processo de debates nas organizações de base partidárias e com a sociedade acerca das teses do 14º Congresso do PCdoB e do nosso papel na cidade. Agora, em Santos, é momento de apontar os rumos da atuação dos comunistas e eleger a Direção Municipal para o próximo período", afirmou a presidenta Renata Bruno. Em sua página nas redes sociais, segunda colocada na eleição à prefeitura em 2016, Carina Vitral também convidou para a conferência: "Vamos juntos nesta caminhada!".

A construção da Conferência Municipal contou com a realização de Assembleias de Base e evento público de debate das teses, levando nossas propostas e análises aos movimentos comunitários, moradia, intelectualidade e outros setores políticos da Cidade. Estão na ordem do dia o recadastramento e novas filiações, buscando ampliar a influência das(os) comunistas na cidade. A tendência é de crescimento. Convide parentes e amigos para filiarem-se ao PCdoB. Confirme sua presença na Conferência em: http://bit.ly/2ftc8rr

O lançamento público das teses foi realizado pelo PCdoB Santos, no dia 13 de setembro, na Casa Fórum, cujo anfitrião é o jornalista Renato Rovai (editor da revista Fórum), que também participou do debate. O presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, apresentou o documento com a mediação de Carina Vitral. Outro convidado foi o ex-deputado constituinte Koyu Iha. Apesar das diferenças ideológicas, houve unidade na defesa da soberania nacional e do Estado Democrático de Direito. "Excelente debate com visões diferentes e objetivos comuns, respeitoso e qualificado, como deve ser numa democracia", avaliou o vice-presidente Marquito Duarte (você pode acessar as teses em: http://bit.ly/2uRMS70).

A organização de base que primeiro se reuniu em assembleia foi a OB da Zona Noroeste, região da cidade historicamente relegada a segundo plano pelos governos locais, no dia 27 de agosto, que reuniu militantes, filiados e lideranças comunitárias e de movimentos sociais, com a presença da ex-presidenta da União Nacional dos Estudantes, Carina Vitral, segunda colocada na eleição municipal de 2016. Os representantes da comunidade colocaram suas ideias e opiniões sobre o retrocesso da democracia, perda de direitos sociais, trabalhistas e sabotagem do futuro do Brasil e do povo. “Além da conjuntura política econômica atual no país, discutimos nossos problemas locais, sendo que destas discussões vão florescendo os caminhos de luta para resolver essas mazelas", afirmou Nadia Cristina, dirigente desta base e membro do Comitê Municipal.

No mesmo dia, a OB da Educação promoveu sua Assembleia de Base, realizando um profícuo debate sobre as teses e sua perspectiva de atuação. Então, concluiu-se por transformar esta OB em um Núcleo da Fundação Maurício Grabois, instrumento fundamental na disputa política através do campo de ideias, marxista, progressista e democrático, tendo-se em vista o esforço partidário de construção de uma ampla frente de lutas. "Ponderamos que nossas tarefas estariam mais voltadas para a luta de ideias, articulando-se com a intelectualidade progressista da região. A importância desta definição está na ampliação da relação com entidades que atuam no debate de questões candentes nos diversos campos”, afirmou Nereide Saviani, que tem base em Santos. Lembrando que Nereide é diretora da Escola Nacional do PCdoB.

Criada há alguns meses, a Organização de Base do bairro do Marapé, também se reuniu em assembleia para se preparar para a conferência. “Nossa base está crescendo, a cada reunião vejo a progresso no debate de ideias, buscamos mais gente que desejam lutar pelos mesmos ideais. Mas, vejo alguma resistência, muitos preferem conhecer antes as ideias do PCdoB. Por isso, nossa assembleia foi fundamental para apresentar nosso partido", esclarece Marcel Nisti Duarte, que é trabalhador autônomo.

Outras assembleias de base realizadas foram as dos Servidores, moradores do bairro do Marapé e de estudantes da ESAMC Santos (recém-criada). E mais organizações de base do partido em Santos estão prestes a ser construídas. Neste trabalho de construção partidária, exercício da democracia interna e preparação para a Conferência, destaca-se a contribuição da Comissão de Organização, formada por Nicoly Mendes e Thiago Andrade.

Recadastre-se!

Toda a militância comunista deve fazer o tradicional recadastramento, só que agora em versão eletrônica. Os acessos ao cadastro/recadastro podem ser feitos acessando a página: www.pcdob.org.br ou baixando o aplicado PCdoB Digital disponível em lojas virtuais (android, apple).