Oposição venezuelana abandona diálogo de paz na República Dominicana

A auto-denominada Mesa da Unidade Democrática (MUD), aliança de oposição da Venezuela, confirmou nesta terça-feira (26) que não vai mais continuar as reuniões políticas com o governo bolivariano na República Dominicana, cuja retomada estava agendada para esta quarta-feira (27).

Julio Borges e Luis Florido - Efe

Acompanhado pelo presidente da Assembleia Nacional em desacato, Julio Borges, o deputado Luis Florido anunciou que a delegação da oposição estará ausente do diálogo político, supostamente por não existirem condições “sérias” para a reunião, a qual os representantes da oposição prometeram participar no último dia 14 de setembro.

De acordo com Florido durante a reunião, convocada pela República Dominicana e pelo ex-chefe do governo espanhol, Jorge Luis Rodríguez Zapatero, o MUD fez exigências que o Governo não teria atendido. O objetivo da mesa de diálogo era buscar uma solução para impasse entre o governo e a oposição que afundou a Venezuela numa crise política.

No entanto, a mídia local informou que os candidatos da MUD para as eleições regionais no próximo dia 15 de outubro estão no desenvolvimento normal de suas campanhas eleitorais.

Segundo especialistas, tal decisão significa um revés nos objetivos de um consenso político entre o governo e a oposição que garanta a paz definitiva na Venezuela.

Apontam também que a mudança de discurso, já comum entre os líderes da extrema-direita, pode ter sido encorajada pelo recente discurso intervencionista e belicoso do presidente dos EUA, Donald Trump, contra a Revolução Bolivariana.

Diante das Nações Unidas, Trump pediu a desestabilização da Venezuela e prometeu seu apoio a um golpe na nação sul-americana, lembraram.

Portanto, os analistas alertaram sobre uma possível reativação de ações terroristas promovidas pelo MUD para tentar alcançar o poder de uma maneira inconstitucional.

A República Dominicana ofereceu estrutura e apoio político para que a governo e oposição venezuelanos conseguissem chegar a um acordo. As mesas de negociação são realizadas no país caribenho por se tratar de um território neutro.