Seara da Ciência premia alunos e professores de escolas municipais

Estudantes e professores da rede municipal de ensino de Fortaleza lotaram o auditório da Seara da Ciência – equipamento de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará (UFC) – para a premiação da Feira Municipal de Ciência, Cultura e Arte de Fortaleza. O evento é uma realização da Seara, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) da Capital.

Seara da Ciência premia alunos e professores de escolas municipais

O trabalho campeão, entre 12 finalistas, foi da Escola Municipal Monsenhor Linhares, do bairro Amadeu Furtado. Para conquistar o primeiro lugar, as alunas do nono ano Lays Vitória Almeida Maciel e Ana Vitórya Silva Alves, sob orientação do professor de Ciências Lindauro Júnior, desenvolveram um trabalho intitulado "A vestimenta inteligente: uma inovação para a termorregulação corporal", que consiste em uma roupa com a capacidade de auxiliar o corpo a reduzir a própria temperatura em caso de febre.

"É muito gratificante, uma sensação maravilhosa que vai ficar marcada na minha história. E queremos expandir esse trabalho", planeja Ana Victórya. "A vestimenta pode ajudar muita gente, e nós queremos também servir de inspiração para outros alunos virem lutar pelo que eles querem; é uma emoção muito grande", complementa Lays. No futuro, ambas desejam cursar Medicina.

O Prof. Lindauro Júnior diz que o ponto de partida foi a busca por minimizar os efeitos das doenças febris, sobretudo dengue, zika e chikungunya, muito comuns em Fortaleza.Imagem: Foto das alunas lays Vitória, Ana Vitórya e do professor Lindauro Júnior "Usamos um material polímero, o polietileno, que tem eficiência para modificar a temperatura corporal, esquentando o corpo. Então, a pessoa que está com febre e utiliza a vestimenta feita com esse material, consequentemente, não vai sofrer com choque térmico", explica o professor. "Que esse projeto vá adiante, mundo afora", deseja.

Trabalhos científicos de escolas de vários municípios cearenses serão apresentados em outra etapa, durante o Ceará Científico, evento a ser promovido pela Secretaria da Educação do Ceará em dezembro.

Começando cedo

O Prof. Marcus Vale, diretor da Seara da Ciência, parabenizou todos os estudantes que participaram da feira e frisou o prazer de ver os primeiros passos em produção científica na vida de muitos estudantes. "O principal objetivo dessa feira é o apoio à carreira científica, que deve ter início muito cedo, ainda no ensino fundamental, porque quanto antes começar, melhor", reforçou. O secretário adjunto da SME, Jefferson Maia, destacou a atuação conjunta de gestores, professores e estudantes no dia a dia das escolas, "garantindo a ciência em sua plenitude na formação dos alunos".