Dodge toma posse e dará 30 dias para saída do grupo de Janot

Marcada para esta segunda-feira (18), a posse de Raquel Dodge na procuradoria-geral da República não terá a presença de Rodrigo Janot, que deixa o cargo. O não comparecimento era esperado, já que Michel Temer, que a indicou para o cargo, confirmou presença.

Raquel Dodge - Agênciia Brasil

No entanto, Janot decidiu não comparecer à posse de sua sucessora porque considerou uma descortesia ter sido convidado apenas por e-mail. Segundo Jefferson Ribeiro, do O Globo, Janot disse a interlocutores que o convite por email era impessoal e assinada pelo Ministério Publico Federal.

Ainda de acordo com fontes próximas à Dodge, ela pretende dar um prazo de 30 dias para a saída da atual equipe da Lava Jato. A informação foi divulgada pela revista Época, que teve acesso à minuta da portaria que ainda será publicada por Dodge após sua posse.

De acordo com a revista, os principais nomes da atual equipe terão de formar um gabinete de transição, com duração de 30 dias, para passar as informações à nova equipe formada pelo atual coordenador do Grupo de Trabalho, o promotor Sérgio Bruno, o promotor Wilton Queiroz e os procuradores Fernando Alencar, Melina Montoya e Rodrigo Telles.

De acordo com a reportagem, dos oitos procuradores, apenas Maria Clara Barros Noleto e Pedro Jorge do Nascimento, que fazem parte da atual equipe, permanecerão. Os demais serão Hebert Reis Mesquita, José Alfredo de Paula, José Ricardo Teixeira, Luana Vargas Macedo e Raquel Branquinho.

Em nota à imprensa, a assessoria de Dodge informou que a procuradora só vai decidir sobre a portaria na segunda à tarde, após sua posse, além disso, afirmou que parte dos procuradores do atual Grupo de Trabalho havia solicitado o desligamento