Venezuela envia 600 toneladas de ajuda humanitária para Cuba

Depois das dez toneladas enviadas na segunda-feira (11), a Venezuela enviou nesta quinta-feira (14) mais 600 toneladas de ajuda humanitária para Cuba, que foi fortemente afetada pela passagem do furacão Irma.

Furacão Irma em Cuba - AP

Em declarações à TV local, o ministro venezuelano do Interior, Néstor Reverol, disse que, entre os bens agora enviados, havia materiais para a construção, como portas, janelas ou lavatórios, material eléctrico, colchões, entre outras coisas.

“O presidente da República, Nicolás Maduro, deu instruções para que se mantenha um corredor internacional humanitário com todos os países do Caribe, em especial, com Cuba”, explicou o ministro, referindo-se ao modo como o furacão Irma atingiu de modo violento a ilha de Cuba, há uma semana, onde provocou dez mortes, dezenas de feridos e danos materiais.

Na segunda-feira, também em declarações à imprensa local o ministro revelou que uma aeronave da Força Aérea Nacional Bolivariana tinha levado para Cuba colchões, medicamentos, alimentos não perecíveis, água potável, cobertores, lençóis, entre outros bens.

“Mantivemos a coordenação com as autoridades de Cuba e começamos uma ponte aérea”, disse, acrescentando que também foi enviada para a Ilha uma equipe de avaliação de danos.

Por sua vez, o encarregado de negócios da Embaixada de Cuba na Venezuela, Luis García Trujillo, agradeceu à Venezuela todo o apoio, e acrescentou que o povo cubano tem a força necessária para ultrapassar esta situação.

“Temos a convicção de que o povo cubano vai se recompor desta tragédia como o fez em ocasiões anteriores [nomeadamente em 2012 e 2016]. O nosso povo sairá vitorioso desta nova batalha, contando com a ajuda do povo venezuelano”, garantiu García Trujillo.

O governo venezuelano também enviou ajuda humanitária para as ilhas caribenhas de Antígua e Barbuda e São Martinho.