Venezuela cumprirá todos os acordos com investidores, diz ministro

O ministro de Economia e Finanças da Venezuela, Ramón Lobo, afirmou nesta quinta-feira (14) que o governo venezuelano cumprirá todos os seus compromissos com investidores internacionais, mesmo com as limitações para fazer transações financeiras, decorrentes das sanções impostas pelos Estados Unidos.

Ramón Lobo - Ministério da Economia da Venezuela

“Nós vamos pagar todos os nossos compromissos. Foi gerada uma série de entraves, mas isso não vai nos impedir [de fazer os pagamentos]”, destacou Lobo em entrevista coletiva concedia a meios de comunicação internacionais.

Ele esclareceu que o governo venezuelano já começou o diálogo com os investidores que compraram títulos de dívida da Venezuela, bloqueados pelo governo Trump. Segundo o ministro, os mais prejudicados com o bloqueio do governo Trump foram os investidores dos EUA.

“Dos investidores que compraram títulos da dívida venezuelana, 62% são dos Estados Unidos. E se somarmos a esse montante os títulos vendidos no Canadá e Reino Unido, totalizaremos 80% dos investimentos. Precisamos separar os temas. Uma coisa é o que pensa o governo e outra é a população. É por isso que vamos sentar para negociar”, ressaltou o ministro.

Contexto

Segundo a agência Trading Economics, que calcula e divulga indicadores econômicos de mais de 100 países, o grau de endividamento da Venezuela representa 28% do seu Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, da soma de todas as riquezas geradas no país. O nível de sua dívida está bem abaixo do brasileiro, que hoje representa 69% do PIB.

Em outubro, o governo venezuelano terá que pagar uma importante soma de dívidas que vencem neste mês. Para driblar o bloqueio financeiro, precisará recorrer a diferentes estratégias.

“Todo sistema financeiro internacional, para fazer transferência de recursos, passa pelos Estados Unidos. Isso é baseado em um esquema de dominação. E nós temos que garantir a esses investidores estadunidenses, canadenses e ingleses um sistema para não serem prejudicados pela política de seus países. Estamos buscando os mecanismos e as estratégias para honrar nossos compromissos”, afirmou o ministro.

Estratégia

Manter o nome limpo na praça é importante para seguir recebendo investimentos. E vender títulos da dívida é um recurso utilizado pela maioria dos países no mundo para captar recursos no mercado financeiro e, assim, poder fazer investimentos no país.

Por isso, o bloqueio de venda dos títulos venezuelanos pode impactar o país de forma negativa. É contra isso que o governo está buscando alternativas com os parceiros e países aliados.