Sindicato lança campanha sobre importância dos bancos públicos

Uma campanha de conscientização foi lançada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB-CE) pedindo apoio da população para que entenda a importância dos bancos públicos. Houve panfletagem nas agências mostrando o que o governo federal está patrocinando nos bancos estatais: “Agências lotadas! Filas enormes esperando atendimento! A culpa não é do bancário! A culpa é do governo Temer, que não contrata mais funcionários e está sucateando os bancos públicos!”.

Sindicato lança campanha sobre importância dos bancos públicos

Este é um visível desmonte dos bancos públicos. Enquanto o banco faz com que o cliente procure usar os aplicativos, tira de dentro das agências os clientes que tem rentabilidade, tira também um profissional para atender a população em geral.

O Sindicato busca conscientizar a população para que entenda que um banco público forte traz políticas públicas e é esse banco quem viabiliza essas políticas públicas. Ai vai entender porque precisa defender o banco público como instituição forte.

Vale ressaltar que não é só o emprego do bancário que está em risco, estão em risco as políticas do governo voltadas para as pessoas mais carentes, como financiamento de moradia popular, financiamento escolar, financiamento para micro e pequeno empreendedor, para os agricultores familiares e a gestão do FGTS, que não interessam aos bancos privados, mas que são se suma importância para a população mais carentes. Esta sim é que está sendo abandonada pelos bancos públicos.

“Temos que dar culpa para quem tem culpa. O que estamos dizendo nessa campanha de conscientização é que a culpa não é do bancário para o atendimento precário. A culpa é do patrão. E no caso dos bancos públicos, o patrão é o governo federal”, disse Jannayna Lima, diretora do Sindicato e funcionária do Banco do Brasil.