Embaixador participa de encontro de solidariedade a Cuba em Fortaleza

Na noite da última segunda-feira (28) foi realizado no Centro Cultural Belchior, em Fortaleza (CE), encontro de solidariedade à Cuba, promovido pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz (Cebrapaz) com apoio da Casa da Amizade Brasil-Cuba no Ceará. O evento contou com a presença do Encarregado de Negócios a.i. da República de Cuba no Brasil, Embaixador Rolando Gómez e com a Cônsul de Cuba para o Nordeste, Laura Pujol.

Embaixador participa de encontro de solidariedade a Cuba em Fortaleza

O evento foi aberto com uma homenagem de médicos que residem em Fortaleza ao trabalho realizado pela Escola Latinoamericana de Medicina (ELAM) destacando sua importância enquanto instituição formadora de milhares de profissionais médicos que atuam nos cinco continentes. Ainda durante o encontro que contou com a participação de representantes de diversas entidades, o diplomata tratou de aspectos concernentes à atual realidade cubana em questões como saúde, política e reforma agrária.

Um dos temas tratados por Rolando Gómez foram as últimas sanções impostas à Cuba pelo Presidente norte americano Donald Trump, assinadas no último mês de junho , revogando diversos acordos feitos por Barack Obama durante sua administração. “O bloqueio jamais acabou, nem se enfraqueceu. Há ainda muitos planos de recrudescimento destas sanções e nós pedimos que todos continuem condenando essas ações”, destacou o embaixador, que comentou ainda sobre a preocupação em relação à situação venezuelana e as ameaças estadunidenses ao Governo do Presidente Nicolás Maduro.

Gomes também ouviu participantes do evento que fizeram intervenções sobre assuntos como a cooperação para formação de médicos, proposta de pesquisa para o tratamento alternativo ao câncer, a situação eleitoral no País e as perspectivas com a saída de Raul Castro do Conselho de Estado do País em 2018.