O 14° Congresso vai renovar o PCdoB

 

leciorlando

O deputado federal Orlando Silva aponta que o grande desafio é fazer do 14° Congresso um momento de elaboração da linha política do partido. "Este é um Congresso histórico porque acontece logo após um ciclo de governos populares no Brasil e porque acontece no curso de uma das mais graves crises do capitalismo internacional. Há uma série de fatores que tornam a realidade mais complexa e mais exigente para o PCdoB. A política está em xeque, os partidos estão em xeque, as organizações mais tradicionais estão sendo questionadas e nós temos que renovar a construção do PCdoB”, afirma. O deputado também considera que é necessário cuidar do conteúdo do Congresso para que o partido saia com uma linha renovada em defesa do socialismo, em defesa do Brasil e em defesa do povo; ao mesmo tempo em que renova a estratégia de construção partidária.

Para Orlando, em São Paulo o desafio é fazer uma mobilização intensa. “A minha perspectiva é que possamos, no mínimo, reeditar a mesma mobilização do congresso passado. É um desafio muito complexo porque a esquerda recuou no último período em nosso estado. Mas essa é a tarefa que nós vamos buscar construir”, finaliza.

A deputada Leci Brandão está ansiosa pela realização do Congresso. “Eu acho que nós vamos passar a limpo uma série de questões que a direção do PCdoB tem detectado, como a necessidade de uma reestruturação partidária. Eu acredito que teremos um resultado extremamente positivo”, aponta. Para ela, se alguém ficou com um pouco de desatenção porque não sabe para onde a política vai, se teremos eleição no ano que vem, se esse presidente golpista vai sair ou não (ela espera que sim), o resultado do Congresso vai ser bom e ajudar nesse sentido.

“Sou uma pessoa da esperança, da fé. Eu tenho certeza que pelo perfil que o partido tem, um partido que se preocupa com os menos favorecidos, com as lutas dos trabalhadores, das mulheres, pela diversidade, que nada mais é do que a construção do socialismo. Nós vamos trazer muitas contribuições e sairmos do Congresso muito mais fortalecidos”, destaca.