Recife avança na preparação para o 14º Congresso Nacional do PCdoB 

O Comitê Municipal do PCdoB do Recife reuniu sábado (12) cerca de 60 militantes e filiados na reunião ampliada da direção com a intenção de estreitar o contato com as lideranças das bases do partido na cidade. Também presentes ao encontro, a presidenta nacional, Luciana Santos; o presidente estadual, Alanir Cardoso; e o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, que fez a apresentação dos principais pontos do projeto de Resolução do 14º Congresso do partido, que acontece em novembro deste ano.

Recife avança na preparação para o 14º Congresso Nacional do PCdoB - Audicéa Rodrigues/PCdoB

“Neste encontro temos uma tarefa muito importante, que é deflagrar o processo que já começou desde que o Comitê Central lançou o edital de convocação do 14º Congresso Nacional do partido, que será realizado em todas as instâncias partidárias”, disse o presidente do Comitê Recife, José Bertotti, ao dar início à reunião.

Bertotti destacou que a participação do conjunto dos comunistas no 14º Congresso se dará a partir de um documento de análise que faz parte da opinião do partido, faz parte da fundamentação do programa do partido e se debruça sobre a realidade em que se vive em nosso país hoje. “O 14º Congresso Nacional tem a missão de eleger a nova direção do partido, mas, fundamentalmente, debater os rumos do PCdoB diante do momento político que se vive; como construir o nosso partido; como enfrentar as dificuldades; e como apontar os rumos do desenvolvimento do Brasil”.

O dirigente comunista lembrou que todas as etapas passam pela participação de todos os militantes do partido. “Hoje nós temos 43 bases no Recife e todas elas vão se reunir com outros militantes e também com amigos. Para isso, é fundamental que todos dominem o conteúdo desses debates. Por isso, nós convidamos Luciano Siqueira, que, juntamente com Alanir Cardoso, participou da construção desse documento, para que pudéssemos fazer aqui um debate mais aprofundado e termos a oportunidade de fazer questionamentos, apresentar ideias, para que possamos reproduzir depois esse debate junto às nossas bases”.

Audicéa Rodrigues
Do Recife