Memória e Verdade: Governo do Ceará retoma atividades

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Ceará promoverá ações em agosto relativas ao tema memória e verdade, desta vez, conduzidas pelo Grupo de Trabalho Memória e Verdade do Estado do Ceará, em parceria com diversas entidades governamentais e não governamentais.

Memória e Verdade: Governo do Ceará retoma atividades

As atividades têm como principal objetivo relembrar a resistência dos que lutaram contra a ditadura, resgatar as narrativas, principalmente dos cearenses, e a valorização das conquistas realizadas pelos direitos humanos.

GT Memória e Verdade

No dia 23 de dezembro de 2016, por meio do decreto nº 32.113, o governador Camilo Santana instituiu o GT Memória e Verdade, com o objetivo de estabelecer uma política estadual de memória do Ceará.

Programação

10/08 – Quinta-Feira

Ato pelo tombamento e desapropriação da casa de Frei Tito de Alencar

Na ocasião será feita a leitura de uma carta, escrita pelo Grupo de Trabalho Memória e verdade do Estado do Ceará, que ressalta a importância do tombamento e desapropriação da Casa de Frei Tito de Alencar. O processo de tombamento está correndo desde 2011.

Hora: 19h
Local: Casa do Frei Tito
Rua: Rodrigues Júnior, 364 – Centro

11/08 – Sexta-Feira

Batismo das salas de aula do Colégio Estadual Liceu do Ceará

Os alunos do Colégio Estadual Liceu do Ceará, membros do Grêmio João Nogueira Jucá e integrantes do Grupo de Trabalho Memória e verdade do Estado do Ceará, promoverão ação para o batismo das salas de aula do colégio. Serão batizadas nesse dia, com o nome de ex-alunos que foram presos políticos, 10 salas de aula. Além dessa homenagem o Grêmio mudará de nome para Grêmio Frei Tito de Alencar no dia em que completa 43 anos da morte de Frei Tito.

Hora: 9h
Local: Liceu do Ceará
Rua: Liberato Barroso, S/N – Jacarecanga

21/08 – Segunda-Feira

Sessão de julgamento de requerimento de reparação econômica a ex-presos políticos

Por meio da Comissão de Anistia Wanda Sidou, criada pela Lei Estadual 13.202 e instalada atualmente na Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), através da Lei nº 13.970 de 14 de setembro de 2007, às pessoas detidas em órgãos de segurança do Estado, por motivos políticos, entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979 terão o direito à indenização.

Comissão Especial de Anistia Wanda Rita Othon Sidou
Hora: 16 h
Local: Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7 – Campus Sul
Auditório do curso de Direito
Av. Alm. Maximiano da Fonseca, 1395

25/08 – Sexta-Feira

Estreia do documentário “Um beijo na família e nas crianças…”

A Coleção de documentários Memória e Verdade foi idealizada por Lúcia Alencar, articuladora de Educação em Direitos Humanos como ferramenta pedagógica, para o uso de professores(as) e alunos(as) em salas de aulas especialmente das escolas públicas do ensino médio e profissionais do estado do Ceará. Lançada em agosto de 2016, durante o "Agosto da Memória e verdade", iniciativa da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Gabinete do Governador, em parceria com a Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil e a TV Ceará. Acontece para (re)velar um passado recente da História do Brasil com destaque ao Ceará. Para contar a história da rede de resistência à Ditadura Militar, apresentando a trilogia, foram produzidos quatro documentários com depoimentos dos ex–presos(as) políticos(as) Valter Pinheiro, Maria do Carmo Serra Azul, Beliza Guedes e Ruth Cavalcante. O quinto documentário da série Memoria e Verdade, Um beijo na família e nas crianças'' destina-se a contar episódios das vidas de pessoas que, durante a infância, vivenciaram intensamente as agruras desse período. Por fim, no terceiro documentário da trilogia, "Os amigos", a ser lançado em 2018, a história será contada pelos depoimentos dos amigos e perseguidos políticos que arriscaram suas vidas.

Hora: 19 h

Lançamento do Livro “ Ditadura Civil – Militar em Sobral”

O livro traz a público questões importantes para se compreender de que maneira o Golpe de 1964 e a ditadura que a ele se seguiu interferiram em Sobral.
Hora: 20h30
Local: Cine Teatro São Luis
Rua: Major Facundo, 500 – Centro

28/08 – Segunda-Feira

Audiência Pública: Conquistas e desafios da Memória e Verdade no Brasil

Presença de Carlos Marighella Filho (Instituto Marighella), Rosa Maria Cardoso da Cunha (Coordenadora da Comissão Nacional da Verdade) e Maurice Politi (Diretor do núcleo memória do Memorial da Resistência de São Paulo)
Hora: 16 h
Local: Assembleia Legislativa do Ceará
Avenida Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres