Secitece e Unilab fortalecem ensino da Agronomia em Barreira

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileiro, Anastácio de Queiroz Sousa, assinaram Termo de Cooperação para a expansão das ações de pesquisa, ensino e extensão e aprimoramento da agricultura familiar, no município de Barreira. O evento aconteceu na última terça-feira (01), na Fazenda onde funcionava um antigo CVT.

Secitece e Unilab fortalecem ensino da Agronomia em Barreira

 “Nada mais justo do que podermos dividir esse equipamento com professores, estudantes e com a comunidade. E para isso não pode existir parceiro melhor do que a Unilab”, ressaltou o secretário Inácio Arruda, acrescentando que a parceria só funcionará se houver o apoio da prefeitura, das lideranças comunitárias e da população. “A Fazenda é um equipamento sustentável, que vai melhorar o ensino da agricultura e ajudar no desenvolvimento do município”.

De acordo com o Termo de Cooperação, a Secitece fica responsável por manter o imóvel nos termos que foi cedido pela Seplag, além de propor, acompanhar, avaliar e autorizar a execução dos projetos. À Unilab cabe contribuir, propor e apoiar projetos de pesquisa, ensino e extensão, que aprimorem a agricultura familiar. A vigência do acordo é de 10 anos, a partir da data de assinatura.

“A Unilab conta com um curso de Agronomia, com profissionais qualificados”, informou o reitor Anastácio Queiroz. Além da pesquisa e do ensino, a Fazenda vai propiciar diferentes plantios e melhorar a qualidade de vida da população de Barreira. “Queremos que essa Fazenda possa resgatar o amor a natureza”, reforçou, garantindo todo o apoio e o esforço da reitoria da Unilab para o fortalecimento desse projeto.

A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação, entre a Secitece e a Unilab contou a presença do presidente do Instituto Centec, Silas de Almeida. Esse foi o primeiro ato do novo presidente, que colocou o Centec de portas abertas para ajudar no sucesso da parceria.

Feliz com o novo equipamento, o prefeito Alailson Saldanha agradeceu ao Centec por oferecer o espaço para a instalação de uma fazenda agrícola, o que possibilitará a vinda de outros cursos da Unilab para Barreira. “Esse talvez seja o maior evento da história do nosso município.”, disse o prefeito, lembrando que a transformação começa com a educação. “Barreira tem um grande potencial a ser explorado. Os alunos da Unilab podem aprender também com os nossos agricultores, respeitando o meio ambiente e a diversidade da produção. Barreira acolhe a todos com muito amor”, finalizou.

Antes da solenidade, o secretário Inácio Arruda percorreu grande parte da fazenda, conhecendo os equipamentos ali instalados. Presentes também à solenidade o vice-prefeito Paulo Romão, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.