CTB: Venezuelanos superam boicote à eleição e resistem à imperialismo

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou, nesta segunda-feira (31), que 8.089.320 pessoas participaram das eleições para a Assembleia Nacional Constituinte (ANC), realizada no último domingo (30).

Nicolas Maduro

Este total corresponde a 41,53% do censo eleitoral, informou a presidenta do órgão, Tibisay Lucena, que avaliou positivamente o processo. “O balanço é extremamente positivo, porque a paz venceu, a Venezuela venceu. Apesar da violência, apesar das ameaças, os venezuelanos puderam expressar-se”, declarou.

Por sua vez, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, confirmou o compromisso do governo da Constituinte, composta por 537 membros, ser um espaço de diálogo.

O líder bolivariano disse também que a tarefa principal da ANC é consolidar um sistema para reivindicar as vítimas da violência opositora e fazer justiça, como uma forma de erradicá-la.“Esta é uma Constituinte para pôr ordem, fazer justiça e defender a paz”, expressou.

Na opinião do secretário de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e secretário-geral adjunto da Federação Sindical Mundial (FSM), Divanilton Pereira (foto), a eleição assumiu uma proporção que “extrapola as fronteiras daquele país”.

O dirigente denunciou ainda a tentativa da oposição em desestabilizar a Venezuela. “Forças políticas oligárquicas locais em aberto conluio com as dos Estados Unidos operam para interromper a revolução bolivariana. Um movimento que objetiva estabelecer o neocolonialismo na América Latina e o Caribe”, alertou Pereira.

Por isso, disse, “a vitoriosa participação do povo nessa eleição, superando o boicote e a violência oposicionista, abre novas possibilidades para o projeto bolivariano e, ao mesmo tempo, reforça a nossa resistência contra os intentos imperialistas”.