Sindicalista denuncia precarização do ensino público nos EUA

A sindicalista Marlena Ceballos aproveitou uma reunião do Conselho de Educação das Escolas Públicas de Chicago (CPS) para denunciar a precarização das escolas. Marlena é professora de educação infantil e tem enfrentado as autoridades em defesa de seus alunos.

marlena

Marlena milita no Chicago Teachers Union (o sindicato dos professores públicos da cidade). Ela e suas parceiras e parceiros defendem verbas para as escolas públicas, principalmente as da periferia, e enfrentam outro grande problema que é combater a política de expulsão de imigrantes implementada pelo governo federal dos EUA.

Na reunião do CPS, ela denunciou as condições em que vivem seus alunos. “Eu falei como um estudante veio à minha sala de aula chorando porque viu oficiais da imigração levarem seu tio na noite anterior. Outro aluno mostrou-me as marcas em seus braços e disse que tentou se matar. Eu disse às autoridades que as nossas escolas não têm conselheiros, assistentes sociais e terapeutas suficientes, e também pedi que o conselho expedisse uma resolução com passos de ação claros para proteger nossos estudantes imigrantes e suas famílias”.

Confira o vídeo onde Marlena cobra melhorias no ensino público: https://www.facebook.com/marlena.ceballos/videos/10156483365833306/