Confira atos no país por Diretas, contra reformas e em defesa de Lula

Nesta quinta-feira (20) manifestantes se reúnem nas capitais brasileiras em protesto contra o projeto do governo Michel Temer que destrói direitos trabalhistas e conquistas sociais. 

dia 20 Bahia diretas, defesa lula e contra reformas

Sob a organização das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, movimentos sociais e sindicais saem às ruas para pedir eleições Diretas Já e protestar contra a condenação sem provas do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva pelo juiz Sérgio Moro em processo da operação Lava Jato.que prosseguem pelo país:

Confira os atos que acontecem pelo país nesta quinta-feira:

Curitiba (PR)

O ato Democracia com Lula também acontece nesta quinta-feira no centro de Curitiba (PR). Os manifestantes realizaram um panfletaço defendendo eleições Diretas Já.

Foto: Pedro Carrano

Rio de Janeiro (RJ)

A deputada Jandira Feghali afirmou em vídeo gravado nesta tarde na Cinelândia, local do ato no Rio de Janeiro, que a condenação do ex-presidente Lula sem provas abre um “grave precedente para condenar qualquer pessoa sem prova”.

Jandira lamentou a morte do ex-assessor da presidência nos governos Lula e Dilma, Marco Aurélio Garcia, que sofreu infarto fulminante nesta quinta. “Um grande estrategista da política externa acertada no governo Lula”. Para a deputada, a sobrecarga de tensão só aumenta sobre as lideranças da esquerda.

“Mais uma vez estamos nas ruas para lutar contra esse corrupto governo Temer que gasta dinheiro público para comprar voto mas também é um ato de denúncia aberta da perseguição ao ex-presidente Lula”, declarou Jandira.

Salvador (BA)

Desde às 15h, manifestantes se movimentam no Campo Grande, em Salvador (BA), protestando contra o estado de exceção no país. Centrais sindicais e movimentos sociais realizarão passeata até o Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré. 

São Paulo (SP)

Iniciou por volta das 17h desta quinta, a concentração de pessoas no Museu de Arte de São Paulo para o ato em defesa da democracia e do estado de direito e contra as reformas do governo Temer. A manifestação também é me solidariedade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado sem provas pelo Juiz Sérgio Moro na semana passada.

O professor Arlindo Viana, presente ao ato, afirmou: “Como você julga uma pessoa apenas baseado em convicções? Não tem nenhuma prova daquilo que chega para a opinião pública. Também é um ato importante para as entidades sindicais dizerem que a luta vai continuar contra qualquer ataque”.

Recife (PE)

Na manhã desta quinta, cerca de duas mil pessoas se reuniram no centro de Recife. “O ex-presidente não cometeu nenhum crime e está sendo perseguido, é um ataque ao estado democrático de direito", afirmou ao portal G1 o presidente da Central Única dos Trabalhadores(CUT-PE).

 

Fortaleza (CE)

A Frente Brasil Popular em Fortaleza cancelou o ato após atentado na sede da Central Única dos Trabalhadores, invadida por pelo menos 10 assaltantes, que mantiveram os dirigentes reféns, entre eles o presidente estadual, Will Pereira. Na ocasião estava acontecendo uma reunião organizativa para o ato da tarde de quinta-feira. Para os dirigentes cearenses trata-se de um atentado que tem relação com a morte de um funcionário do sindicato dos bancários do Ceará executado por assaltantes quando deixava a sede desta entidade.