O jornal The Guardian mostra que a pobreza cresce no Brasil

O jornal britânico The Guardian mostra, nesta quarta-feira (19), os efeitos perversos da política de contenção de gastos do governo Michel Temer. “O Brasil caiu em sua pior recessão em décadas, com 14 milhões de pessoas desempregadas”, reforça a reportagem.

Por Marcos Aurélio Ruy

grafitti

Aliado ao aumento do desemprego, Nivaldo Santana, vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), afirma que “o arrocho salarial e os cortes em investimentos de programas sociais alimentam a crise e o consequente aumento da pobreza, num país que avançava celeremente no combate à miséria”.

 
O economista Francisco Menezes diz ao jornal britânico que “o Brasil voltará ao mapa de fome”, se o governo insistir nesse rumo de congelamento de investimentos no setor público e em programas sociais.
 
Em 2014, o Brasil saiu do mapa da fome. “Isso só aconteceu porque tivemos dois governos voltados para o crescimento da economia”, acentua Santana. “Agora acontece o inverso, o que só faz agravar a crise, o desemprego, a recessão”.
 
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a pobreza absoluta no Brasil caiu de 25% em 2004 para 8% em 2014, mas já no ano seguinte aumentou para 11% e se agrava ainda mais com as medidas tomadas pelo governo Temer.
 
O relator especial sobre pobreza extrema e direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Philip Alston, criticou em matéria do The Guardian, a Proposta de Emenda à Constituição 55 (PEC 55), recentemente aprovada no Congresso Nacional. Santana critica também a reforma trabalhista, já sancionada por Temer, a reforma da previdência em tramitação no Congresso e a terceização ilimitada, já aprovada.
 
“A crise só pode se acentuar dessa maneira. O governo ilegítimo acaba com os direitos da classe trabalhadora, corta investimentos nos setores sociais e nos programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família e ainda acabou com a Política de Valorização do Salário Mínimo. Isso só faz piorar”, afirma Santana.
 
“É completamente inadequado congelar apenas despesas sociais e amarrar as mãos de todos os futuros governos por mais duas décadas”, argumenta Alston. O economista e professor Luiz Gonzaga Belluzzo também critica o projeto do governo que assumiu em 2016 após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
 
Ele diz ao Brasil de Fato que os projetos neoliberais só farão agravar a crise. “É como se o motor do carro começasse a pifar no meio da estrada, e o motorista quisesse consertar a lataria”.