Empresas chinesas mostram melhor administração corporativa

As empresas chinesas estão melhorando ao aderir aos padrões de administração corporativa e colaborar com os investidores de forma transparente e significativa, de acordo com uma pesquisa industrial.

china

Mais empresas da parte continental chinesa chegaram ao topo do ranking das Companhias Honradas pelo Grupo Executivo de Toda a Ásia 2017, pesquisada pela publicação financeira internacional Institutional Investor, superando vários vencedores do ano passado da Índia, Sudeste Asiático e Austrália.

Um total de 3.074 indivíduos do lado de compra e 858 entrevistados do lado de venda participaram da pesquisa, nomeando 2.510 empresas de 18 setores, com base em seis características principais: acessibilidade dos executivos sêniores, conferências telefônicas e reuniões construtivas, relações bem informadas e autorizadas com investidores, documentos corporativos de qualidade, resposta rápida aos requisitos e revelações financeiras oportunas.

Tradicionalmente, a Índia dominou o setor de saúde e farmácia, mas neste ano três empresas da parte continental chinesa, CSPC Pharmaceutical Group, China Medical System Holdings e 3SBio, ocuparam os primeiros três lugares como as Empresas mais Honradas.

Todas as primeiras seis empresas no setor de internet eram da parte continental, lideradas pela Tencent Holdings, Alibaba, NetEase e Ctrip.com.

Os resultados não são surpreendentes pois a China continua abrindo seus mercados e os esforços das empresas chinesas para serem transparentes e justas para os investidores chineses e estrangeiros estão sendos reconhecidos, disse Will Rowlands-Rees, diretor-gerente da Institutional Investor Research.

Ele acrescentou que o surpreendente é que, enquanto as empresas chinesas podem satisfazer bem a administração corporativa local e os padrões de regulamento, também conseguem ir adiante quanto aos padrões internacionais, acrescentou.