Oposição quer votar denúncia contra Temer num domingo

Líderes do PCdoB, PT, PSol, Rede, PDT e Minoria protocolaram esta semana um requerimento pedindo convocação de sessão plenária extraordinária, a ser realizada num domingo, após o recesso parlamentar, para votar a abertura do processo contra Temer pela prática de crimes comuns no exercício de suas funções.

alice portugal coletiva - Richard Silva/PCdoB na Câmara

 O presidente da República foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal por corrupção passiva, com base na delação da JBS. Agora, cabe à Câmara autorizar, ou não, a abertura do processo contra Michel Temer.

De acordo com o requerimento, a solicitação a ser deliberada, “além de inédita na história do Brasil, carrega tamanha relevância e severa gravidade”.

Diante da falta de precedente para analisar o pedido, os parlamentares acreditam que é necessário pautar a decisão sobre o requerimento em casos similares, como o recente impeachment sofrido pela presidente Dilma Rousseff, em 2016.

“Com Dilma, a votação ocorreu em um domingo, com ampla cobertura da mídia. Queremos a mesma visibilidade, para que a população possa ver como votou cada parlamentar”, alega a líder comunista, Alice Portugal (BA).