Senador tucano diz que "governo caiu"

Tanto na Câmara quanto no Senado, o clima é de enterro do governo de Michel Temer. Ninguém esconde que Temer perdeu a governabilidade e alguns já começaram a limpar as gavetas.

cassio cunha lima

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) foi enfático: “O governo caiu”. Para ele, se depender do processo na Câmara, “dentro de 15 dias o país terá um novo presidente”.

O tucano afirma que a prisão de Geddel Vieira Lima aumentou o enfraquecimento do governo, que já teme a possível delação de Eduardo Cunha. O temor de Cássio Cunha Lima e do PSDB é que, se Temer continuar no Planalto, a agenda de reformas não passarão.

Ele afirma que Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, já teria dado sinais de que não mexerá na equipe econômica se assumir o governo. “Maia deverá apresentar mais estabilidade”, disse ele a um investidor, sinalizando a posição tucana.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), comentou as declarações de Cássio Cunha Lima. Segundo ele, esse é o “retrato da política no Brasil”.

“Quem trai a democracia porque não trairia um amigo ou outro ocasionalmente? Ou será que esse povo que derrubou um governo, sem crime de responsabilidade, não sabia quem era quem antes? Todo mundo sabia e esses participavam”, afirmou.

Deputado do PR

Na Câmara, a análise é a mesma. De acordo com o colunistas Josias de Souza, da Folha de S. Paulo, um deputado do PR disse que "não dá pra carregar nas costas um presidente com 7% de popularidade".

Ele se refere as pesquisas de popularidade que colocam Temer com um dos mais baixos índices de popularidade. De acordo com o Vox Populi, o governo Temer tem apenas 3% de ótimo e bom.

"Eu gosto muito do Temer. Mas preciso me reeleger ano que vem. Será uma eleição dura. Se fosse para rejeitar uma denúncia, vá lá. Mas parece que virão outras duas. Não dá para absorver tanto desgaste tão perto da eleição", teria dito o parlamentar.