Direito trabalhista é a pauta da reunião inaugural da CTB em Brasília

A agenda de mobilização contra as reformas trabalhista e previdenciária da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou na manhã desta terça-feira (4) o primeiro de uma série de encontros semanais em Brasília de líderes sindicais da entidade e parlamentares. Segundo o presidente da CTB, Adilson Araújo, a ideia é consolidar a presença dos representantes dos trabalhadores na capital federal em contraponto aos lobbies que atacam direitos dos trabalhadores.

Sindicalistas da CTB em Brasilia contra reforma trabalhista - Sônia Correia

O presidente da CTB disse que os empresários têm uma organização permanente, que atua no Congresso, fazendo lobby para aprovar suas propostas. Os interesses da classe trabalhadora, no entanto, não contam com o mesmo aparato de ação para que possam reverberar. “Daí, a importância dessa iniciativa de reunião semanal”, destacou.

Adilson também falou do momento de desregulamentação dos direitos trabalhistas. “Não podemos titubear na defesa das conquistas da classe trabalhadora. A hora é de resistir a todo custo na defesa dos direitos consagrados na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Não há trégua na luta pela democracia e os direitos sociais e trabalhistas”, reiterou.

Intensificar a relação com as bases

O deputado gaúcho Assis Melo (PCdoB), que participou do encontro, destacou que a ofensiva contra os trabalhadores e trabalhadoras está aumentando diariamente. Ao mesmo tempo, o parlamentar propôs uma autocrítica onde se avalie a ausência de propostas que dialoguem mais intimamente com os interesses da classe trabalhadora e a intrínseca e necessária relação entre os sindicatos e suas bases.

“A reforma trabalhista necessária é a discussão sobre o avanço da tecnologia e como ela se comporta na relação entre capital e trabalho. No entanto, vivemos uma sociedade altamente avançada tecnologicamente e ao mesmo tempo retrocedendo ao século 19 do ponto de vista da legislação trabalhista”, afirma Assis Melo.

A saída é a democracia

João Capiberibe, senador do PSB do Amapá e coordenador da Frente Suprapartidária em Defesa das Diretas Já, saudou a iniciativa da CTB em realizar o encontro semanal de líderes sindicais e pela postura de unidade e amplitude que é a marca da central, desde sua fundação. Ele também enfatizou a importância da luta pela restauração da democracia acometida pelo golpe institucional.

“A saída para a situação de crise profunda é fazer a democracia avançar. Na história brasileira, sempre que a democracia começou a ser aprofundada, fomos surpreendidos com rupturas. Para reconciliar a nação é necessário utilizarmos do principal instrumento democrático que é o voto. É preciso antecipar as eleições. Para isso, é necessário mobilizar a sociedade em torno da bandeira das Diretas Já”, afirmou Capiberibe.

A reunião ocorrerá todas as terças-feiras, às 8h30, na sede da CTB – PASSI (Posto Avançado de Ação Sindical, Social e Institucional), em Brasília, situada no Ed. Palácio da Imprensa, sobreloja, no Setor de Rádio e TV sul. Todos os dirigentes sindicais que moram em Brasília, ou que cumprem tarefas na capital federal em virtude de mandatos em entidades nacionais estão convocados a participar.