Antiga Casa de Veraneio agora atende crianças com microcefalia

No dia 1º de fevereiro deste ano, o governador Flávio Dino anunciou o destino que empregaria à “Casa de Veraneio do Governador”. O imóvel, instalado em um terreno com 6.680,45m², passou por adaptações para se tornar a Casa de Apoio do Projeto Ninar.

Antiga Casa de Veraneio será espaço para atendimento de crianças com microcefalia
O espaço amplia o atendimento realizado no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís. A unidade será inaugurada terça-feira (4).

Para transformar a casa de festas em Casa de Apoio do Projeto Ninar, o governo do estado desenvolveu um projeto pioneiro para o segmento de neurodesenvolvimento, assistência e reabilitação de crianças. “Esta é uma obra que têm um significado social, prático e simbólico também. Um espaço que antes que era palco de festas e banquetes, hoje está se tornando uma casa de apoio para famílias de crianças com problemas neurológicos, vindas do interior do Maranhão para fazer tratamento no centro especializado. O que era antes uma casa de poucos, será agora uma casa de todos e para todos”, explica o governador Flávio Dino.

Para o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, esse é um projeto importante de assistência de crianças maranhenses que tem microcefalia e outras patologias neurológicas. “Aqui, elas receberão acompanhamento multiprofissional, suas famílias também serão acolhidas e envolvidas nesse processo de reabilitação. Vamos incentivar a capacitação profissional, pois as famílias do interior virão acompanhadas de profissionais que serão capacitados para oferecer todo o suporte no tratamento dessas crianças, quando elas retornarem aos seus municípios”, informou.

A antiga casa de veraneio passou por uma reforma completa e adequada ao público da Casa de Apoio. O governo investiu R$ 2.073.154,73 na adequação do espaço e a SES vai investir R$192.842,83, por mês, nos recursos humanos que atuarão na casa. Serão 58 multiprofissionais garantindo cerca de 1.260 atendimentos mensais, distribuídos em 1.560 horas de estímulo às crianças com problemas de neurodesenvolvimento.

A Casa, que tem capacidade para abrigar 11 adultos e 9 crianças por vez, será coordenada pela neuropediatra Patrícia da Silva Sousa. A profissional é responsável pelo ambulatório de microcefalia congênita no Ninar.

“Percebemos que pacientes do interior do estado tinham dificuldade em dar continuidade ao tratamento na capital, então fui convidada a elaborar o projeto. Eu já tinha elaborado um modelo semelhante há 12 anos, que nunca saiu do papel. Ao receber o convite, fiz toda a adaptação e me sinto realizada com a concretização deste importante projeto no Maranhão”, contou a médica.

Atendimento

No espaço serão oferecidos serviços de hospedagem e alimentação gratuitos nos dias de acompanhamento no Ninar; oficinas, cursos e palestras aos familiares e profissionais das crianças em tratamento.

As crianças serão atendidas pela equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos e psicopedagogos.