Paulínia recebe grande encontro estudantil

uee1

Nos dias 1º e 2 de Julho -sábado e domingo – a cidade de Paulínia irá receber o 40º Congresso da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), o maior encontro de estudantes do estado, que reúne cerca de 1.000 estudantes, e o segundo maior do Brasil, atrás apenas do CONUNE – Congresso da União Nacional dos Estudantes. Durante os dois dias serão debatidas a conjuntura nacional e o desafio da educação superior privada e pública. O Congresso também elege a nova diretoria da organização para o próximo biênio.

Para a UEE-SP, os últimos dois anos da organização foram bastante intensos nas universidades, e houve muita mobilização e lutas contra os cortes na educação, contra a "PEC do Fim do Mundo" e Reforma da Previdência. "O Congresso desse ano tem um caráter especial porque temos como objetivo debater saídas e respostas democráticas para crise política atual", explica Flavia Oliveira, presidenta da UEE-SP.

" Porém, houveram importantes avanços quanto ao acesso às universidades públicas com a inclusão de reserva de vagas via SISU ( que utilza a nota do ENEM) e as cotas raciais e sociais, como aconteceu recentemente na Unicamp. E a aprovação do Plano Estadual de Educação, que prevê 21 metas para educação nos próximos 10 anos e inclui a mudança do vestibular tradional para um unificado", acrescenta Flavia.

A abertura será no plenário da Câmara Municipal e as demais atividades no parque Zeca Malavazzi.

Programação:

Sábado (01/07)
10h – debate "Democracia Já, eleições diretas em defesa de um projeto de Nação"

A partir das 15h – debates
– Papel da Universidade para o desenvolvimento do Estado de São Paulo
– Obstáculos da mercantilização do ensino: quem entrou quer se foramr
– Desafios da Universidade Pública: do acesso à permanência
– Cultura em movimento contra os retrocessos

A partir das 18h – debates
Combater o racismo, machismo, lgbtfobia e humanizar a Universidade
– Movimento Estudantil: desafios e Perspectivas

22h – Atividade Cultural

Domingo (02/07)
10h – Ato dos Movimentos Sociais e plenária final

De Paulínia, com texto de Sara Puerta