Campinas sedia Encontro Cultura Viva nas Cidades da América Latina

Estão abertas as inscrições de participação e apresentação de atividades complementares para o Encontro "Cultura Viva nas Cidades da América Latina", que acontecerá nos dias 01 e 04 de Julho, em Campinas, e que reunirá representantes de vários países do continente.

encontro - Divulgação

Debates, Oficinas, Rodas de Conversa, Percursos Culturais, Lançamentos de Livros, vivências e celebrações são algumas das atividades que irão compor a programação. O encontro vai reunir gestores culturais, comunicadores populares, pesquisadores, artistas, mestres e mestras da cultura popular e ativistas do Brasil e da América Latina.

O objetivo é reunir as experiências públicas de Cultura Viva Comunitária e de Pontos de Cultura em nível municipal. Será também a oportunidade de reunirmos gestores, ativistas, pesquisadores e agentes culturais para traçarmos estratégias municipalistas para a continuidade e avanço da Política Nacional Cultura Viva a partir das cidades, em sintonia com as ações internacionais que estão sendo desenvolvidas no âmbito de espaços de cooperação como o Programa IberCultura Viva e as Mercocidades.

Estarão reunidos em Campinas mais de 20 convidado@S vindos da Colômbia, Peru, Argentina, Equador, México Uruguai , Bolívia e Brasil para junto da Rede dos Pontos de Cultura de Campinas e Região proporcionarem ao público uma série de trocas de experiências, reflexões e vivências sobre Cultura Viva Comunitária e de Pontos de Cultura.

Campinas é a primeira cidade do País a possuir legislação própria para os pontos de cultura, uma Lei Cultura Viva municipal aprovada em 2015, em consonância com a Política Nacional de Cultura Viva. O encontro com representantes latino-americanos vai marcar ainda o lançamento do Decreto de Regulamentação da Lei Cultura Viva municipal, após 2 meses de um processo dialógico e participativo junto ao setor cultural da cidade.

O encontro, como todos os anteriores, é realizado colaborativamente, desde a escolha de data e local, até a elaboração da programação. Porém, nesse, tendo somente um pequeno apoio do Programa IberCultura e diante de tal escassez de apoio financeiro para realização desta ação, os organizadores solicitam aos que nos acompanham uma trajetória focada nos âmbitos do Programa Cultura Viva e nos conceitos do Cultura Viva Comunitária, que apoiem financeiramente para cobrir com todos os gastos do Encontro. O Encontro é gratuito, para colaborar financeiramente, acesse: http://bit.ly/2sCeOZy

As inscrições devem ser feitas até o 00h do dia 28/06 pelo link: http://bit.ly/2rDtXs8.