Com base em frangalhos, Temer aposta na aliança com tucanos

Depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu pelo arquivamento do processo de cassação, Michel Temer tenta recompor a sua base aliada para se manter no poder, mesmo sob investigação de ilícitos após as revelações trazidas pelas conversas com o empresário da JBS. No final da tarde desta segunda-feira (12), gravou um vídeo para as redes sociais e, em seguida, se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Temer e Alckmin - Beto Barata/PR

O encontro foi incluído na agenda oficial, mas sem mencionar o motivo. Mas a julgar pelo estado debilitado do governo, não é muito difícil adivinhar a pauta da reunião que fez Temer ir para o Alvorada e não continuar no Palácio do Planalto.

O principal tema é a reunião convocada pelo PSDB para decidir sobre o desembarque ou não do governo. Segundo fontes da imprensa, Temer e Maia avaliam que a reunião dos tucanos não levará à ruptura com o governo.

Outro tema da reunião é a eventual denúncia da Procuradoria Geral da República. Temer quer afinar o roteiro com Maia para tentar barrar o processo, caso a acusação for mesmo apresentada. Isso porque para ter andamento o processo precisa ser autorizado pelos deputados.

Temer, que tem uma viagem à Rússia na semana que vem, quer avaliar todas as condições e, se for caso, até cogita cancelar a viagem.

Durante todo o dia foi um entra e sai no Planalto. Antes de Maia, Temer recebeu o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Na agenda, ainda está previsto o encontro com os deputados Esperidião Amin (PP-SC) e Alceu Moreira (PMDB-RS).

Na Câmara, o vice-líder da bancada do PMDB, Carlos Marun (MS), conhecido por ser a tropa de choque de Temer na Casa, disse acreditar que a base governista tem entre 300 e 350 votos para barrar uma possível denúncia contra Temer,c aso o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresente denúncia.

Segundo ele, se as especulações se confirmarem, o governo terá condições de "liquidar o assunto" em 10 dias. "Ela vindo, obviamente que nós vamos tentar liquidar essa questão com a maior brevidade possível", declarou.