Força da estruturação partidária vem das cidades e da política justa

No dia 13 de maio, dia histórico da abolição da escravatura no Brasil, o Comitê Estadual do PCdoB-SP realizou o seu Encontro Estadual de Estruturação Partidária, na Assembleia Legislativa de São Paulo. No encontro, reuniram-se membros do Comitê Estadual, os dirigentes municipais do partido de mais de 78 cidades, além dos deputados federal e estadual, Orlando Silva e Leci Brandão. Também vieram vereadores de mais de 15 cidades, além de dirigentes sindicais, de juventude, de mulheres, de negros (as) e lideranças do movimento comunitário, totalizando mais de 200 pessoas.

Luciana Santos, deputada federal (PCdoB-PE) e presidenta nacional do PCdoB participou do Encontro, fazendo o debate político sobre a grave crise nacional que assola o país e as perspectivas politicas de ação dos comunistas para o seu enfrentamento (confira em: https://www.youtube.com/watch?v=NgZqHi5wQvU) . Já o Secretário Nacional de Organização, Ricardo Abreu (Alemão), falou sobre a campanha nacional de estruturação partidária e o lançamento do aplicativo “PCdoB Digital”.

O Encontro partidário transcorreu com tranquilidade ao longo do dia, e demonstrou riqueza política nas discussões feita pelo conjunto da militância. Fruto dessa discussão militante, mais de 21 emendas foram encaminhadas e submetidas ao plenário.

Sobre o Encontro e as particularidades da realidade paulista que André Bezerra, Secretário Estadual de Organização do PCdoB-SP discorre em entrevista para a equipe do site Vermelho-SP.

André, como foi o encontro?

– O encontro é a tradução política para São Paulo, da Campanha Nacional de Estruturação Partidária aprovada pelo Comitê Central. Aqui, sentimos a necessidade de que as direções partidárias busquem incessantemente o fortalecimento e o crescimento do partido no seu município. A campanha estadual aprovada induz os Comitês Municipais a planejarem suas ações para ter um PCdoB mais estruturado e influente na vida do povo, organizando sua militância a partir de seu local de atuação, através dos Organismos de Base (OB’s).

Constatamos que o partido está – digamos – como areia solta, com uma militância dispersa e que não tem conseguido internamente se organizar. Temos militantes aguerridos e combativos, que participam dos diversos movimentos da vida política nacional e partidária, mas que nem sempre estão organizados em estruturas e instâncias permanentes de Partido, onde possam debater coletivamente os rumos e as nossas propostas de ação. Atuar a partir do seu local de trabalho, de estudo, moradia ou outras formas afins, é a melhor maneira para os comunistas potencializarem sua influência política a partir do seu município.

Qual a importância da estruturação partidária?

– Um partido mais estruturado e dinâmico nos permite ter maior musculatura orgânica para atuação na vida política e social da cidade. Isso significa atuar nas diversas frentes das lutas sociais, da disputa eleitoral e da frente de ideias, onde traz ao partido novos militantes que se identificam com a justeza de nosso programa. Nacionalmente, encampamos o “Fora Temer” e defendemos eleições “Diretas já” como perspectiva de saída para a crise política e social que o país vive. Este debate deve ser travado pelos comunistas como seu fio condutor da política na campanha de estruturação partidária do estado.

A militância do Partido que se se forja nas lutas sociais traz consigo uma riqueza inestimável de consciência de classes, e é nessa combatividade que o PCdoB deva ser opção à sociedade para exercitar sua militância. Com um partido desse tipo em movimento e a disposição da sociedade, naturalmente se torna num polo de adesão política aos trabalhadores e ao povo em geral contra a retirada ou limitação de seus direitos sociais, trabalhistas, previdenciários, entre outros. Se faz necessários maiores liames com a população e suas respectivas lutas, propiciando protagonismo político no presente histórico.

Como funciona a estruturação?

– A estruturação partidária não é uma questão restrita a algumas secretarias tais como organização, finanças, formação e comunicação. É, acima de tudo, o planejamento organizado da nossa ação política em articulação com aquelas secretarias que nos permite a acumulação de forças transformadoras que o país precisa. E esse acúmulo acontece no âmbito dos municípios, desdobrando-se em nossa participação na luta de ideias, na construção e disputa dos movimentos sociais e sindicais, e na luta institucional nas diversas esferas de poder.

Portanto, a grande novidade da campanha é vincular essas ações políticas às frentes diretamente vinculadas a estruturação partidária. O desafio na atualidade é colocar a ação política no posto de comando e sintonizá-la com a ação de estruturação partidária no sentido de termos um PCdoB mais forte organizado, influenciando cada vez mais a vida do povo brasileiro e paulista.

Como o plano se efetivará?

– A Campanha Estadual de Estruturação Partidária deve envolver o conjunto da militância no Estado. A partir dela, cada município deverá traduzi-la para a sua realidade concreta. As direções municipais devem discutir coletivamente esta campanha estadual de estruturação e planejar como traduzi-la para aplicação concreta e realizável no seu município (confira a íntegra da campanha estadual de estruturação em: http://www.vermelho.org.br/noticia/296812-1).

Todos os quadros do partido e em especial, as direções estadual e municipais, devem ser responsáveis pelo seu pleno desenvolvimento. Para tal, a reunião ampliada da direção estadual atuou no sentido de garantir o envolvimento coletivo de nossas lideranças e dirigentes partidários. Isso é vital para o sucesso da campanha. Somam-se ainda nesses esforços, os coordenadores das 15 Macrorregiões do estado contribuindo para o encaminhamento da campanha nas suas respectivas regiões. Mas cabe frisar, que a direção municipal é o elo decisivo de sucesso da campanha.

Como parte integrante da campanha, o partido realizará 5 grandes encontros temáticos, de natureza consultiva. O mês de julho será o período de realização dessas grandes atividades. O primeiro encontro será sobre “Partido e Trabalhadores”. Priorizando a ação do Partido a partir da contribuição de todos os trabalhadores filiados ao PCdoB, este encontro dará subsídios para consolidação e construção da alcançarmos cerca de cem bases organizadas em categorias de trabalhadores estratégicas para o Partido, que são os metalúrgicos, metroviários, correios, marceneiros, professores públicos do estado, trabalhadores em saneamento. Ter mais militantes entre os trabalhadores e trabalhadoras será fundamental para os nossos objetivos estratégicos, e além disso, taticamente, fortalecerá ainda mais a nossa influência política junto ao movimento sindical.

Depois, realizaremos o encontro “Partido e Juventude”. Detectamos que há muitos jovens que se dizem do Partido, mas ainda não estão organizados e ainda muitos outros que sequer estão filiados. Necessitamos inserir cada jovem comunista em uma Organização de Base (OB) para que participe também da vida política e militante do Partido. É obrigação de todo jovem comunista militar na União da Juventude Socialista (UJS). Entretanto, sua participação nesta combativa entidade, não deve ser motivo para deixar de se organizar no PCdoB, posto que é fundamental para sua formação política e ideológica.

O seguinte será o Encontro Institucional, que reunirá os nossos vereadores e deputados, os estão nos executivos municipais, prefeitos , vices, secretários, e outros, com o objetivo de compartilhar ações concretas do PCdoB na esfera pública ao objetivo do fortalecimento do Partido e de construção de políticas públicas que tenham os comunistas como referência. Realizaremos também o 3º Encontro de Negros e Negras Comunistas para debater a inserção e o protagonismo do partido nos movimentos de combate ao racismo e, em seguida, o 5º Encontro Estadual de Mulheres do PCdoB, para maior enraizamento do trabalho, empoderamento destas nas instâncias partidárias e maior protagonismo político nas disputas eleitorais. Tais encontros vão revolver o partido e recolocar o debate do seu necessário crescimento dirigido e organizado.

Como se estrutura a campanha?

A nossa campanha estabelece o conceito de município estratégico, em que este deverá organizar seus militantes através dos Organismos de Base. Estes são o esteio da ação partidária no cotidiano partidário. Temos municípios que não possuem Organismos de Base e os que possuem, nem todos seus militantes estão organizados. Tal desafio deverá ser meta central nos 27 municípios estratégicos apontados pelo Encontro. Nesses municípios, queremos toda militância organizada desde a Base. A definição dessas bases e a incorporação da militância será feita de acordo com a realidade local, considerando também, as metas estabelecidas estadualmente. Os demais municípios que não têm condições de se organizar por Bases, o Comitê Municipal indicará que a “Plenária de Filiados e militantes” será a Base única de todos.

E qual a importância do aplicativo digital?

A campanha também pretende fazer com que, até a Conferência Estadual, a grande maioria dos militantes tenha o aplicativo do partido – PCdoB Digital – nos seus celulares. Em vídeo, Luciana Santos fala sobre a importância da estruturação partidária do PCdoB em todo o Brasil (confira em: https://www.youtube.com/watch?v=1XF4a14_fHQ). Neste aplicativo, o militante recebe informações atualizadas sobre o partido, as agendas locais, estaduais e nacionais, poderá fazer sua contribuição financeira, pedir a carteira militante, saber sobre os cursos de formação, além de atualizar dados pessoais e de sua militância. É um aplicativo que – podemos dizer – nos coloca como comunistas do século XXI.

Este aplicativo vai nos mostrar quem é hoje o militante do PCdoB hoje, qual o percentual de mulheres, de homens, de jovens, de trabalhadores, onde eles estão organizados, quantos contribuem financeiramente, quantos fizeram curso de formação, entre outros aspectos das tarefas militantes. Teremos, portanto, uma radiografia sempre atual do militante comunista. Não será uma campanha fácil, mas nós estimularemos permanentemente a adesão cada vez maior de todos os filiados a este aplicativo. Este, poderá ser muito importante como instrumento de política organizativa no plano nacional, estadual e municipal. Enfim, todo esse planejamento e a nossa política estadual estarão sintonizados também com a realização do 14º Congresso Nacional do PCdoB, pois atualizará nossa politica nacional.

Em São Paulo, no processo de realização da 18ª Conferência Estadual, debateremos a Resolução nacional congressual, daremos balanço da atuação do partido nos últimos dois anos no estado, elegeremos uma novo Comitê Estadual, bem como novas direções nos municípios, e ainda os delegados ao 14º Congresso Nacional em Brasília (17 a 19 de novembro).