Governo do Estado garante mais recursos para inovação e pesquisa no CE

“O grande caminho para o desenvolvimento é investir em educação, ciência, tecnologia e inovação”, disse o governador Camilo Santana, durante a solenidade de assinatura do termo para oficializar a concessão de recursos para o edital 05/2016 – InovaFit Fase 2, destinado ao financiamento de projetos inovadores no Estado, no valor de R$ 6 milhões. “Investir em CT&I é libertar as pessoas. É construir novos caminhos de independência”, acrescentou o Governador.

Governo do Estado garante mais recursos para inovação e pesquisa no CE

O evento aconteceu na última sexta-feira (02), no auditório da FIEC, contando com as presenças do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e presidente do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica, Inácio Arruda, o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno e o presidente da FIEC, Beto Studart, que ressaltou na ocasião, a importância da aproximação da indústria com o governo e a academia. “Inácio Arruda é um dos homens mais queridos desta federação e um grande mestre na articulação desse diálogo (governo-academia-Fiec). CT&I é o nosso cérebro”, afirmou Studart.

Ao todo, 105 empresas submeteram projetos para o edital, das quais 96 passaram na análise de documentos. Na fase de análise de mérito, 41 empresas foram selecionadas e seguiram para a fase final, que consistiu em apresentações presenciais das propostas. Após essa etapa, 22 projetos foram aprovados.

Projetos inovadores

Em sua fala, o secretário Inácio Arruda destacou os projetos inovadores do Ceará e disse que o financiamento do Governo do Estado é um impulso para a inovação e a pesquisa. “Estamos vivendo uma situação interessante: uma grande confusão no plano nacional, além da escassez hídrica e monetária. Por outro lado, um fervilhamento na área da tecnologia e inovação. O Ceará tem um potencial fantástico. Além do sol, do vento, do turismo, temos o mais importante, a inteligência”. Inácio destacou o papel da FIEC nessa aproximação com a academia e o governo e agradeceu as empresas que participantes. Aproveitou para informar que está trabalhando no sentido de transformar o InovaFit numa marca perene. “É muito importante para a inovação”.

Tarcisio Pequeno, presidente da Funcap, também celebrou e parabenizou as empresas que se inscreveram no InovaFit, desejando bons resultados. Ressaltou a importância do desenvolvimento da ciência, destacando a aproximação Fiec/Funcap, que conseguiu unir empresários, academia e governo. Tarcísio Pequeno falou ainda sobre a necessidade do Ceará formar mais cientistas. “Estamos aquém de uma sociedade moderna”, disse.

O termo para oficializar a concessão de recursos para o edital 05/2016 – InovaFit Fase 2, destinado ao financiamento de projetos inovadores no Estado, foi assinado pleo governador Camilo Santana, pelo Secretário Inácio Arruda, pelo presidente da Funcap, Tarcisio Pequeno, e pelo presidente da Fiec, Beto Studart. Em seguida foi feita a entrega dos contratos aos 22 projetos aprovados.

Participaram também da solenidade o deputado federal Odorico Monteiro, o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry de Holanda Campos, o Presidente da Citinova, Cláudio Ricardo, representando o prefeito Roberto Cláudio, os deputados estaduais Walter Cavalcante, Evandro Leitão e Jeová Mota, o presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Fiec, Sampaio Filho, o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, o presidente do Centec, Francisco Viana, além de representantes de vários setores da indústria e da pesquisa no Ceará.

Projetos aprovados