Temer dá posse a Torquato como minsitro da Justiça

Michel Temer deu posse nesta quarta-feira (31), em cerimônia no Palácio do Planalto, Torquato Jardim no cargo de ministro da Justiça. Durante a cerimônia, Temer falou em respeito à Constituição e abuso de autoridade.

Posse Torquato - Divulgação/Agência Brasil

Com uma rejeição em níveis estratosféricos, uma profunda crise econômica e política, Temer voltou a falar em "deixar" o Executivo e o Legislativo trabalhar "em paz" e o Judiciário, "sossegado".

Resgatando sua trajetória como professor de direito Constitucional, Temer falou em abuso de autoridade e disse que quem abusa a autoridade viola a lei.

"Como se abusar da autoridade fosse abusar de fulano de tal. Quem tem autoridade no Brasil é a lei. Abusar da autoridade é violar a lei. Aí é que você abusa da autoridade. Toda vez que alguém ultrapassa os limites legais, aí sim está violando a lei", declarou Temer que chegou ao poder por meio de um golpe e foi flagrado em conversa com empresário endossando propina por silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Torquato, ex-ministro da Transparência, assume o comando da pasta no lugar de Osmar Serraglio (PMDB-PR), demitido do cargo no último fim de semana e não compareceu à cerimônia, embora tenha sido convidado.

Em seu discurso de posse, Torquato disse que "no Brasil o otimista pode estar equivocado e o pessimista está sempre errado”. e que o desafio é encontrar "homogenia na heterogeneidade".