Congresso do Sinpro debaterá conjuntura e valorização dos professores

O Sinpro Campinas e Região realiza seu 9º Congresso nos dias 02 e03 de junho, no Hotel Vila Rica, em Campinas. Entre os principais objetivos do encontro está o de fazer uma avaliação dos últimos três anos de gestão, para que o Sindicato possa aprimorar o seu trabalho e elaborar um Plano de Lutas, que apontará os caminhos a serem trilhados nos próximos três anos, diante da atual conjuntura.

congresso sinpro

A participação dos professores e professoras é fundamental, principalmente no momento em que os direitos trabalhistas, e notadamente os dos professores e professoras são ameaçados por reformas de cunho neoliberal, que visam aniquilar com toda a legislação trabalhista existente e com a autonomia dos docentes, através de legislação do tipo da “lei da mordaça”.

Dois palestrantes foram convidados para alimentar o debate. No dia 02, sexta-feira, o tema será Conjuntura e Resistência, com o professor Thomas Toledo, historiador pela FFLCH/USP, mestre em Desenvolvimento Econômico pelo IE/Unicamp, professor de Relações.

No dia 03, o tema será sobre a Valorização dos Professores e a profissionalização, com a professora Madalena Guasco Peixoto, coordenadora da Secretaria-geral e vice-coordenadora da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino).

A participação de professoras e professores no Congresso do Sinpro ocorreu por meio de eleição de delegados representantes das escolas. As inscrições foram feitas com os diretores do Sindicato nas escolas, na Sede, ou nas Subsedes do Sinpro, até o dia 26 de maio. A representação de delegados é de um para cada 50 professores da escola e, no máximo, quatro professores a cada escola. Os professores aposentados da categoria puderam escolher até quatro delegados.

Para mais detalhes, entre em contato através do telefone (19)3256-5022, ou e-mail: [email protected].

Programação:

02/06 – Sexta-feira

17h – Café de recepção

17 às 20h – Credenciamento dos delegados

18h30 – Abertura- entidades e autoridades presentes

19h30 – Atividade cultural

20h – Palestra: Conjuntura e Resistência – prof. Thomas Toledo, historiador pela FFLCH/USP, mestre em Desenvolvimento Econômico pelo IE/Unicamp, professor de Relações Internacionais e ex-Secretário Geral do Cebrapaz.

20h45 – Debate

22h – Jantar

03/06 – Sábado

8h – Café de boas vindas

8h às 10h – Credenciamento de delegados e suplentes

9h – Atividade Cultural

9h30 – Palestra: Valorização dos Professores e a profissionalização – Profª Madalena Guasco Peixoto, coordenadora da Secretaria-geral e vice-coordenadora da Contee

10h15 – Debate

11h – Café

11h15 às 13h – Trabalho em grupo

13h – Almoço

14h às 15h30 – Continuidade do Trabalho em grupo

15h30 às 16h – Café

16h às 18h – Plenária e Plano de Lutas

18h – Dinâmica de Encerramento Festivo

Serviço:

9º Congresso do Sinpro Campinas e Região – Reformas, Resistência e Valorização dos Professores

Data: 02 e 03 de junho de 2017
Local: Hotel Vila Rica Campinas (rua Donato Pascoal, nº 100 – Parque Itália – Campinas)