ALESP abre espaço para exposição “Olho Cru”, de Bonga Mac

O Espaço Cultura V Centenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe a exposição Olho Cru. A iniciativa de trazer os trabalhos do artista Bonga Mac para a casa legislativa foi da deputada Leci Brandão (PCdoB).

exposição bonga

Um olhar pode ser tão intenso, emocionante ou sufocante, que parece conversar diretamente com a alma. Interpretar um olhar é tão desafiante, que se contar alguém sobre o que se viu, cada um terá uma compreensão absurdamente diferente uma da outra.

Sabe-se que não é preciso o uso de palavras ou nomes para uma comunicação universal, cósmica e atemporal baseada apenas na troca de olhares. E é nesta relação de observar e ser observado que se cria uma linha tênue entre a vigilância e o instinto de proteção, traduzido pelo êxtase de câmeras, redes sociais, síndrome do zelo dos vizinhos e familiares e poluição visual. Quando ainda há o acréscimo daqueles que te regem, seja como animal de poder, espírito guardião ou força suprema.

A exposição Olho Cru, de Bonga Mac, artista que traz em seus trabalhos um lugar interessante entre o figurativo e o abstrato, reflete sobre o mistério da dos olhares com formas e cores sobrepostas, criando múltiplos sentidos e interpretações sobre a visão de seres não humanos e do que possa vir a ser a essência do ser humano no seu instinto selvagem ou animal de poder.

Os grafites do paulista Donizete de Souza Lima (Bonga Mac) tem uma vocação para as questões sociais, culturais e étnicas. Seu trabalho está presente em estados como São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná, e em países como Chile, Canadá, França, Bélgica, Itália e Equador. Também possui trabalhos retratados em diferentes artigos e livros.

Serviço:
De 05 a 21 de junho
Espaço Cultural V Centenário (Andar Monumental do Palácio 9 de Julho)
Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera, São Paulo/SP
Horário de funcionamento da ALESP: Segunda a sexta, das 8h às 20h

Iniciativa e Apoio:
Deputada Leci Brandão – PCdoB/SP
Assembleia Legislativa de São Paulo