OEA incentiva violência na Venezuela, denuncia chanceler

A chanceler venezuelana Delcy Rodríguez afirmou, na noite deste domingo (28), que a OEA (Organização dos Estados Americanos) incentiva a violência no país, a se apoiar nos “porta-vozes extremistas da oposição”. A declaração foi feita pelo Twitter da ministra.

Delcy Rodriguez - AVN

“A OEA não só não condenará a violência na Venezuela, mas também incentiva e promove seus líderes para que não dialoguem e mantenham os crimes”, disse. O país iniciou o processo de retirada do OEA após a organização marcar uma reunião para discutir a situação venezuelana sem o consentimento de Caracas.

Mais cedo, o presidente Nicolás Maduro havia questionado, durante seu programa ‘Os Domingos com Maduro’, “onde estava a voz da OEA quando se cometem crimes, em meio à violência que a direita provoca”.

As declarações vieram após a morte de Danny José Subero, oficial aposentado da Guarda Nacional Bolivariana, assassinado em uma comunidade na cidade de Palavecino. Segundo Maduro, os autores do que ele classificou como “assassinato de ódio” já foram identificados e serão buscados “até debaixo das pedras” para serem presos.

“É um crime de ódio, produto do fascismo: um crime que não só enluta a família, a mãe, ao pai, ao irmão, mas também enche de feridas o coração da pátria”, afirmou Maduro na TV.

Desde o início da série de protestos contra e a favor do governo, há cerca de dois meses, 59 pessoas já morreram.