Diretas Já: Do Rio de Janeiro para todo o Brasil

O ato pelas Diretas Já realizado no Rio de Janeiro neste domingo (28) uniu a vocação do brasileiro e do carioca pela festa e pela luta. Lideranças do PCdoB presentes ao ato reafirmaram esse aspecto da mobilização para que o povo tenha o direito de escolher o presidente em meio à crise de legitimidade do atual governo. Artistas, parlamentares, representantes dos movimentos social e sindical, partidos políticos protagonizaram manifestação que reuniu 100 mil pessoas na praia de Copacabana.

Ato pelas diretas no RJ dia 28 de maio de 2017 - Bruno Bou/CUca da Une

"Esse exemplo que o Rio dá de misturar política com cultura, com alegria e ao mesmo tempo amplitude e capacidade de resistência tem que ser o primeiro de muitos e não pode ser só no Rio tem que ser em todo o Brasil. Hoje a luta não pode ser só da esquerda, não pode ser estreita. Tem que ser uma luta que traga todo mundo que quer a democracia de volta e a paralisação da votação das Reformas".

Paulo Sérgio Farias, secretário de Comunicação e Imprensa da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Rio enfatizou que a cidade sempre foi protagonista das lutas libertárias do povo. “Uma capital culturalmente engajada, vanguardista nas lutas em defesa da democracia, e não podia ser diferente que estamos vivendo no Brasil”.

De acordo com ele, o ato ratifica a posição dos movimentos sociais, partidos políticos, lideranças sociais e da população em geral em defesa das eleições diretas.

“É o único caminho que temos para retomar o rumo do desenvolvimento do nosso país, com um governo legitimamente eleito pelo povo e para que, seja, dessa forma, um país a encontrar seu real caminho, o caminho da soberania nacional, um caminho tocado pelo povo. O povo nas ruas do Rio de Janeiro mais uma vez diz sim às Diretas Já e à Democracia", defendeu Paulo.

O presidente do PCdoB no Rio de Janeiro, João Batista Lemos, clamou pela concretização de um movimento de massas nas ruas. “Uma iniciativa como essa aqui no Rio é muito bem-vinda. Nós do PCdoB mobilizamos nossa militância para defender as Diretas Já!, o Fora Temer e a luta pela defesa dos direitos da classe trabalhadora. Temos algumas tarefas a cumprir, precisamos construir um grande movimento de massas, precisamos fortalecer os nossos partidos em processo crítico e auto-crítico, e temos construir a mais ampla unidade das forças progressistas e democrática".