PC Português solidário com a América Latina

Em nota divulgada no Parlamento Europeu, os deputados do Partido Comunista Português declaram solidariedade à América Latina, em ocasião da visita de deputados daquela região à casa parlamentar europeia durante a realização da Assembleia Parlamenter Euro-Latino Americana (Eurolat).

Foto institucional com os deputados do Eurolat, realizado em Florença

Leia abaixo a íntegra da nota, publicada no site do PCP:

PCP solidário com a América Latina

Nos passados dias 22 a 24 de Maio realizou-se em Florença a Assembleia Parlamentar Euro-Latino Americana (Eurolat) que juntou deputados do Parlamento Europeu e deputados da América Latina de diversos Parlamentos deste subcontinente. João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu e Vice-Presidente da Eurolat integrou a delegação do Grupo Confederal Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) que participou nos trabalhos desta Assembleia.

No âmbito desta Assembleia, os deputados do GUE/NGL e da esquerda progressista latino-americana discutiram a situação política e social de ambos os continentes e os desafios que se colocam aos povos ante a ofensiva imperialista, tendo elaborado uma Declaração Comum que foi subscrita por deputados de Portugal, Espanha, Itália, Argentina, Bolívia, Cuba, Nicarágua, Uruguai e Venezuela.

Realizou-se igualmente uma Acção de Solidariedade com a América Latina organizada pelo Partido da Refundação Comunista com o apoio do GUE/NGL, onde tomaram a palavra deputados do GUE/NGL e da América Latina.

A sessão institucional da Eurolat seria marcada por um inaceitável discurso de ingerência e com tiques coloniais proferido pelo Presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, com palavras ofensivas dirigidas contra a República Bolivariana da Venezuela.

Esta intervenção, sem direito de debate e contraditório, motivou uma legitima e digna reação imediata dos deputados venezuelanos do Bloco da Pátria aí presentes, que abandonariam a sala em protesto, secundados pelos deputados do GUE/NGL e por deputados da Argentina, Bolívia, Cuba, Nicarágua e Uruguai solidários com a República Bolivariana da Venezuela.

Os deputados das forças progressistas e de esquerda de ambos os continentes divulgaram ainda uma declaração repudiando a intervenção do Presidente do Parlamento Europeu, para além da tomada de posição dos deputados do GUE/NGL da Eurolat.

A próxima Sessão Plenária da Eurolat terá lugar em El Salvador em Setembro deste ano. País que também receberá a Cúpula UE-CELAC.