Luciana Santos: Eleições diretas para a volta da democracia no Brasil

A presidenta nacional do PCdoB, deputada federal (PE), Luciana Santos esteve na Esplanada dos Ministérios na tarde desta quarta-feira (24), em Brasília. A dirigente manifestou apoio aos trabalhadores e trabalhadoras que participaram na capital federal de uma grande marcha para exigir que parem as reformas propostas pelo governo Temer e que seja realizada eleições diretas para presidência da República. A estimativa é que 150 mil pessoas tenham participado da manifestação.

Luciana Santos - Foto: Gilmar Félix/Câmara dos Deputados

 “Estamos diante de um fato anunciado, porque sempre dissemos que quando se faz uma ruptura democrática como esta gerada pelo golpe, se quebra a institucionalidade e cria uma instabilidade política que não há quem controle. Ao contrário da narrativa daqueles que disseram que era necessário afastar a presidenta Dilma para retomar o crescimento, garantir emprego e a confiança do mercado, além de enfrentar o desafio brasileiro e construir a estabilidade política, o que estamos vendo no país é quase 3 milhões de desempregados em um ano, o empobrecimento veloz da população, mais corrupção e mais instabilidade política”.

Sobre o futuro, a presidenta do PCdoB defendeu que as forças políticas preocupadas com o futuro do país se reúnam em torno de uma agenda programática que busque reestabelecer os princípios democráticos e que barre a agenda de retirada de direitos sociais e trabalhistas.

Diretas Já com Fora Temer

“Estamos defendendo a bandeira de Diretas Já com Fora Temer, essa bandeira deve vir pautada em uma plataforma onde minimamente estejam a excluir da pauta essa agenda de retirada de direitos, garantir medidas econômicas que retomem o crescimento e garantir estabilidade com medidas democráticas porque o país precisa de democracia. Então nós vamos nos manter na lua pelas diretas, pela valorização da democracia e pela soberania do voto popular”, ressaltou.

Repressão 

A dirigente criticou ainda a repressão policial e a violência utilizada contra os manifestantes na Esplanada. “Nossa polícia precisa reaprender a se relacionar com as expressões da democracia e com as manifestações políticas. Sabemos que há possibilidade de coibir excessos sem uso desmedido da força e temos certeza que a ação policial pode ser cidadã se se pautar pelo respeito ao ser humano e à liberdade de manifestação”.

Ouça abaixo o áudio em que Luciana Santos avalia o cenário político brasileiro e defende a soberania do voto popular.