UFC abre mestrado exclusivo para professores da rede estadual

Foi assinado, na última segunda-feira (22), convênio entre a Universidade Federal do Ceará e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) para a abertura de turma do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, que oferta 30 vagas para professores da rede estadual de ensino. A pós-graduação, coordenada pela UFC, está vinculada ao Centro de Ciências e contemplará educadores da Capital e do Interior nas áreas de Física, Biologia, Matemática e Química.

UFC abre mestrado exclusivo para professores da rede estadual

O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou o simbolismo e ineditismo da iniciativa, já que, embora haja inúmeras iniciativas de formação de professores na Universidade, esta é a primeira vez que se oferece mestrado exclusivo para professores do Estado.

"A UFC sempre teve compromisso forte com a formação de professores. Agora, ganhamos mais uma modalidade de articulação, de formação, e isso é muito bom porque os futuros mestrandos certamente exercerão um papel de influência e qualificação na rede de ensino. Assim, a Universidade cumpre seu papel, que é justamente se alinhar com a agenda de desenvolvimento do Estado", afirmou o Reitor, após reunião com a comitiva da Seduc, na Reitoria.

O Secretário da Educação, Idilvan Alencar, disse que o Estado deverá viabilizar a participação de professores de escolas do Interior que venham a ser selecionados para o mestrado. "Esse ato de hoje tem um simbolismo muito forte, é algo histórico. E quem ganha com essa formação são os alunos. Quando você proporciona um mestrado para o professor, quem ganha são os alunos. Estamos começando por áreas que, de acordo com os indicadores, são as que apresentam maior deficiência nos resultados acadêmicos dos alunos", explicou.

Inscrições

O edital de seleção está publicado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), com inscrições até 17 de junho. As 30 vagas estão distribuídas por eixo temático, com atividades a partir do semestre 2017.2. As aulas acontecerão às sextas-feiras (no horário das 18h às 22h) e aos sábados (das 8h às 17h), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Poderão concorrer às vagas professores da rede pública estadual com diploma de bacharelado ou licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia. Todas as informações sobre o processo seletivo devem ser vistas no edital.