Prefeitura de Fortaleza entrega Centro Cultural Belchior

O prefeito Roberto Cláudio inaugura nesta quinta-feira (18), às 17h, um novo centro cultural em Fortaleza, no bairro Praia de Iracema. O equipamento fará uma homenagem ao músico cearense Belchior, que além de ser uma importante referência para a música brasileira, foi também um amante das artes plásticas.

Prefeitura de Fortaleza entrega Centro Cultural Belchior

O Centro Cultural Belchior, construído em um dos principais cartões postais da cidade, possui aproximadamente 850m², divididos entre um auditório, salas e galerias para exposição, biblioteca, café, sala de reunião, administração, banheiros – sendo feminino, masculino e para pessoas com mobilidade reduzida – e plataforma elevatória para cadeirantes, além de área de uso comum, no pavimento superior, de onde é possível contemplar o mar.

A Secretaria Regional II coordenou as obras do equipamento que, após a entrega oficial, será administrado pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). “Este novo centro cultural, batizado com o nome do cantor e artista plástico Belchior é mais um passo no desenvolvimento do Projeto de Requalificação da Praia de Iracema. Recentemente entregamos o Estoril e o Passeio das Artes. Nosso intuito é resgatar a vocação boêmia do bairro, atrair visitantes e ampliar a sensação de segurança na área”, afirma Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II.

Para o secretário da Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima, o Centro faz uma justa homenagem ao cantor Belchior, grande nome da música cearense. “Belchior tornou-se poeta, pós-moderno, visionário e, já eterno cantor e artista plástico cearense. Cada espaço do Centro homenageia uma de suas músicas, como o auditório À Palo Seco, a Galeria Fotografia 3×4 e a Sala Mucuripe. A inauguração do Centro é mais uma ganho para a cultura da capital cearense”, ressalta.

Durante a solenidade de inauguração a população poderá assistir vídeos e visitar um acervo de telas do Belchior, além de assistir apresentações musicais em tributo ao artista.

Serviço

Inauguração do Centro Cultural Belchior

Quando: Quinta-feira (18)
Horário: 17h
Local: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema