Eliana Gomes: Por uma política de enfrentamento à exploração sexual

“Entendemos que é preciso encarar, definitivamente, a gravidade do caso. É uma grande responsabilidade educar a população de maneira acessível e, ao mesmo tempo, informativa. É por isso que não temos poupado esforços no sentido de dar mais qualidade ao enfrentamento deste problema”.

Por *Eliana Gomes

Eliana Gomes

Propor uma nova abordagem para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em Fortaleza. Esse é um dos principais objetivos de nossa ação na Câmara Municipal. Não só por ser mãe, mulher e vereadora, mas, sobretudo, por ter visto de perto a dor de quem é vítima deste processo, coloco-me de corpo e alma nesta luta.

Pude conhecer profundamente este universo quando fui relatora, na legislatura de legislatura 2009/2012, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a exploração sexual de crianças e adolescentes no na Capital do Ceará.

Com a Comissão, trouxemos à tona o assustador cenário de meninas e meninos que eram aliciados e que perdiam o direito de ter direitos. Encontramos crianças até de 10 anos neste universo danoso e o crime acontecia em pelo menos 74 pontos da Cidade.

Além disso, os dados coletados mostravam a rede criminosa estava concentrada não só na Beira Mar, mas também em polos da Barra do Ceará, Bom Jardim e próximo ao Castelão.

Na época, as informações foram apresentadas ao Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia dos Direitos da Criança e Adolescente, entidades de direitos humanos, Procuradoria de Justiça, Polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal e poderes Executivos Estadual e Municipal.

Cobramos, desde lá atrás, uma ação mais enérgica de todas as instâncias de poder, mas as instituições que fazem a Cidade estão, infelizmente, apesar de muitos esforços que precisam ser reconhecidos, comportando-se como muito aquém do necessário.

Diante de tudo isso, entendemos que é preciso encarar, definitivamente, a gravidade do caso. É uma grande responsabilidade educar a população de maneira acessível e, ao mesmo tempo, informativa. É por isso que não temos poupado esforços no sentido de dar mais qualidade ao enfrentamento deste problema.

Se o Poder Judiciário for mais eficaz, se forem realizadas mais blitze, se aumentarem o número de conselhos tutelares e de delegacias, se as campanhas forem ininterruptas, se mantivermos espaços de acompanhamento do tema, como a criação de uma Comissão Municipal Permanente de Prevenção à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, assim como tantas outras propostas construídas, iremos conseguir diminuir esses índices, que são, realmente, aterrorizantes.

Uma ação forte e efetiva pode nos levar, no futuro, a ter mais orgulho da nossa Fortaleza, retirando nossas crianças e adolescentes desta catástrofe social e saindo da marca vergonhosa de segunda maior rota de turismo sexual no Brasil, atrás somente do Rio de Janeiro.


*Eliana Gomes é vereadora de Fortaleza (PCdoB)

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.