Sobre trabalho insalubre para gestantes, Temer diz que talvez vá vetar

Na estratégia de disputar a batalha da comunicação para defender suas reformas, Michel Temer concedeu entrevista à emissoras de rádio nesta segunda-feira (15). Sobre a reforma trabalhista, Temer falou sobre uma das maiores aberrações da reforma trabalhista que permite que mulheres grávidas ou lactantes trabalhem em ambientes insalubres.

Temer confessa que Dilma caiu porque não cedeu à chantagem de Cunha - Reprodução

Apesar de ser uma proposta criminosa que atenda contra a saúde e a vida, Temer não disse que vai vetar, se limitando a dizer que "há essa possibilidade de vetar". mas no que se refere aos demais pontos "não pretendo vetar".

Atualmente, a legislação trabalhista determina o afastamento da empregada gestante ou lactante de quaisquer atividades insalubre ou exercidas em locais insalubres. De acordo com o texto da relatoria da reforma, trabalhadoras gestantes só serão afastadas de atividades consideradas insalubres “em grau máximo”. No caso de atividades ou locais com nível médio ou mínimo de insalubridade, a trabalhadora só será afastada caso um "médico de sua confiança" fizer a recomendação. No período da lactação, o afastamento também poderá ocorrer apenas se um atestado médico assim indicar.

Previdência

O ilegítimo voltou a discursar sob o argumento de que a sua proposta de reforma que tira direitos é um processo de "modernização". “Tenha certeza que daqui a dez anos será necessária uma nova reavaliação”, disse.

Temer disse que espera que a votação da reforma da Previdência no Congresso ocorra “o mais rápido possível”, mas que a base aliada está avaliando o melhor momento para a votação. “Só se leva a plenário tendo 320 ou 330 votos garantidos, de forma a obtermos os 308 votos necessários”. “Talvez votemos no final de maio”, disse ele, admitindo que ainda não tem os votos para aprovar a proposta.

Ao ser questionado sobre denúncias divulgadas em redes sociais de que estaria pagando com dinheiro público o salário da babá de seu filho Michelzinho, Temer demonstrou irritação: “Considero isso ofensivo a meu filho porque ele tem 8 anos e não precisa de babá. Tem uma senhora que cuida da casa. Ela foi contratada pelo Palácio porque a estruturas dos dois palácios [Planalto e Jaburu] são formatadas pelo Planalto. O que está havendo são adequações para saber se pode prestar serviço ou não. Como é algo ofensivo a meu filho, não vou deixar ele saber disso”.