Le Monde: Moro transforma depoimento de Lula em show midiático

Matéria publicada nesta quinta-feira (11) pelo jornal francês Le Monde Diplomatique descreve o primeiro depoimento do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal da Curitiba. Para o Le Monde, o interrogatório tomou ares de “um grande espetáculo”. O jornal conclui que se a mídia em torno do depoimento é exagerada, o único responsável é o próprio juiz Sérgio Moro, que utilizou as mídias sociais para fazer do processo um espetáculo.

Le Monde Lula - Foto: Reprodução

O diário avalia que o depoimento de Lula virou um show midiático. Ele chegou sob vaias e gritos de apoio, seguido por uma montanha de câmeras. “Chamado de estrela, amado por uns, detestado por outros, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil de 2003 a 2011, enfrentou o juiz Sérgio Moro em um interrogatório com ares de show”, aponta o jornal.

O noticiário observa que durante mais de cinco horas o ex-presidente foi combativo e reclamou de ser vítima de uma perseguição. Para o períodico, com todas as atenções do Brasil voltadas para Curitiba, Lula aproveitou os holofotes para criticar o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e angariar simpatia da população.

Para finalizar, o Le Monde diz que Moro tornou-se um figura popular fabricado pela própria mídia. No entanto, reitera, mirando em Lula, essa estratégia tende a não funcionar devido ao forte carisma do petista.