Aniversário de Salvador é lembrado com protesto na Praça da Piedade

Um ato organizado por entidades dos movimentos social e sindical com atuação na Bahia marcou o 468º aniversário de Salvador, nesta quarta-feira (29/03), na Praça da Piedade, Centro da capital. O evento contou com homenagens à cidade e críticas à administração do prefeito ACM Neto (DEM), um dos principais aliados do presidente Michel Temer no estado.

 

As propostas de reformas trabalhista e previdenciária do governo Temer também foram alvo dos protestos. O presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Aurino Pedreira, destacou o perfil de luta do povo soteropolitano e pediu que essa disposição de ir às ruas seja resgatada para barrar as reformas, consideradas prejudiciais aos trabalhadores.

“Temos que resgatar a luta do nosso povo. Essa foi a primeira capital do Brasil e a Independência do Brasil se encerra aqui em Salvador. Estamos na Praça da Piedade, onde os nossos mártires estão presentes”, disse Aurino. Ele também lembrou da pobreza de Salvador e defendeu que é necessário “mostrar que a cidade é muito desigual ainda”.

Cedro Silva, presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), reforçou os problemas da capital e também destacou a personalidade de luta do povo de Salvador, que “apesar de tudo, tem a coragem de um povo guerreiro, que está na rua contra as reformas que esse prefeito apoia”. Para Cedro, a gestão do prefeito ACM Neto é elitista.

“Não temos nada a comemorar porque o prefeito é ditador, apoiou o golpe, persegue trabalhador. Ninguém pode colocar uma banquinha para levar o sustento para casa. Tem um preconceito com o povo preto”, disse o presidente estadual da CUT.

Além dos protestos, o ato também contou com um bolo de aniversário, distribuído aos presentes, que já se tornou tradição.

De Salvador,
Erikson Walla