Sistema de mapeamento promete eficiência na produção de energia solar

Já pensou em gerar sua própria energia elétrica? Desde 2012, o Sistema de Compensação de Energia permite ao usuário instalar geradores de energia a partir de fontes renováveis (hídrica, solar, biomassa, eólica e cogeração qualificada) e fornecer o excedente produzido para a rede de distribuição onde está localizado.

Energia solar fotovoltaica - Reprodução

Pensando em quem pretende investir na captação de energia fotovoltaica, a empresa Energo desenvolveu um projeto para verificar a previsão do potencial de geração de energia solar em imóveis urbanos residenciais, comerciais ou industriais.

O objetivo é fornecer um cálculo mais preciso sobre o retorno do investimento em longo prazo, evitando prejuízos futuros para o cliente final, investidores em geral, bancos e demais órgãos financiadores.

Beneficiado pelo programa Tecnova-CE, o projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 633.040.00, oriundos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e da Finep, além de contrapartida da própria empresa.

“A geração de energia solar fotovoltaica distribuída está sujeita a uma série complexa de fatores, incluindo aspectos climáticos e geográficos, entre outros”, explica o coordenador do projeto, Adão Linhares Muniz.

O sistema da Energo fará uso de imagens de satélites para avaliar os sombreamentos causados por presença de nuvens ou construções que estejam próximas da região produtora. Também irá avaliar os riscos possíveis por meio do estudo do Plano Diretor da Cidade, que indica as potenciais mudanças no padrão de edificações, por exemplo.

A ideia é que o projeto culmine na publicação de um Atlas de Geração Solar Distribuída para cidades e municípios. Inédito no Brasil, a primeira versão do Atlas será feito para a cidade de Sobral, no Ceará, que será tomada como referência para ao desenvolvimento do projeto.

Tecnova-CE

O Programa de Apoio à Inovação Tecnológica nas Microempresas e empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará (Tecnova-CE) foi criado para apoiar a inovação de micro e pequenas empresas cearenses.

Foram disponibilizados recurso de subvenção econômica da ordem de R$ 20 milhões, oriundos da Finep e Governo do Estado. Ao todo já foram financiadas 29 empresas de base tecnológica em setores estratégicos para o Estado: Agronegócio, Eletrometalmecânica e Materiais, Petróleo e Gás, Têxtil e Confecção, Couro e Calçado, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.