Secitece: Mentoria orienta jovens cearenses para Imagine Cup

Um dia inteiro com dicas para quem quer se dar bem na Imagine Cup 2017! Assim foi a mentoria realizada pela Secitece e Microsoft, empresa promotora da competição considerada a copa do mundo da tecnologia. A ação aconteceu na última segunda-feira (27), no Porto Iracema das Artes, reunindo 88 jovens e 44 projetos, elogiados pelos representantes da multinacional.

Secitece: Mentoria orienta jovens cearenses para Imagine Cup

“A gente sempre espera muita inovação nos projetos do Ceará, porque o povo daqui é bastante criativo, é uma característica forte daqui. Já percebemos que vamos receber várias ideias envolvendo a popularização do conhecimento, algo bem disseminado no Estado”, destaca a analista de Marketing da Microsoft Silvia Moretti.

Durante a mentoria, os jovens puderam apresentar suas ideias e receber orientações para terem sucesso no campeonato. Eles ainda gravaram seus vídeos de apresentação a serem utilizados nas inscrições, que vão até o dia 10 de abril pelo site http://aka.ms/imaginecupbr2017.

Entre as dicas repassadas, destaque para o foco dos trabalhos, que devem envolver a plataforma Cloud Computing (computação em nuvem). A objetividade, a definição do público-alvo e a estruturação de um plano de negócio sustentável também serão levados em consideração pela comissão julgadora dos projetos.

“Os jovens precisam gravar um vídeo de até 10 minutos em que esteja bem claro o objetivo do trabalho. Além disso, devem mandar um executável do projeto, mesmo que em fase inicial. O plano de negócio precisa estar estruturado, com a descrição do público-alvo e de como ele será atendido ou beneficiado”, completa Silvia Moretti.

Inovação e inclusão

O estudante Thiago Lima aproveitou as dicas para incrementar seu projeto, voltado às pessoas com deficiência visual. "Criamos um aplicativo que se une a um sensor móvel para detectar obstáculos e emitir vibrações para uma pulseira", explica. O aplicativo "Vibeye" também armazena dados dos locais com melhor acessibilidade e ainda emite sinal de emergência caso a pessoa com deficiência se perca ou precise de ajuda. "A ideia é no futuro conectar nosso aplicativo à base de transporte coletivo, como forma tornar mais fácil o deslocamento dessa fatia da população".

A universitária Adalmaria Ferreira veio da cidade de Cedro, localizada na região centro-sul do Ceará, para buscar orientações sobre como inscrever o projeto dos seus colegas do IFCE. "A gente criou uma animação digital para crianças, que diminui o stress emocional que antecede o momento de vacinação dos pequenos. Com as dicas, vamos ver como conectar nossa ideia à plataforma Cloud Computing, para podermos concorrer na Imagine Cup", explica.

Premiação de 100 mil dólares

A Imagine Cup 2017 terá a final da etapa nacional realizada em Fortaleza no mês de maio. A final mundial acontecerá no mês de julho, em Seattle, nos Estados Unidos. Em grupos de até três membros e um mentor, os jovens utilizam criatividade e conhecimento em tecnologia para desenvolver aplicativos, jogos e soluções. A equipe vencedora vai ganhar 100 mil dólares e ainda terá o projeto, futura startup, acelerado pela Microsoft.